Não deixe de acessar o link da Confederação Nacional da Indústria: https://bit.ly/1XeNGsg
Ao comemorar o dia Nacional da Inovação é preciso que tenhamos uma reflexão sobre os investimentos brasileiros e até mesmo das empresas privadas em Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossos percentuais estão ainda muito baixos (cerca de 1% do PIB), lembrando que algumas fontes estão reduzindo estes investimentos, por conta da crise, quando na verdade deveriam estar aumentando-os.
Buscar a inovação tem que ser, juntamente com a qualidade e eliminação de perdas e desperdícios uma diretriz permanente de qualquer organização que busque a sobrevivência e o crescimento de forma sustentável.
Abaixo as iniciativas da CNI no contexto das ações que incentivam a inovação no setor indústria:
1. Mobilização Empresarial pela Inovação
Criada pela CNI em 2008, a Mobilização Empresarial pela Inovação surgiu com o compromisso de reforçar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país. A iniciativa visa estimular a estratégia inovadora das empresas brasileiras e ampliar a efetividade das políticas de apoio à inovação por meio da interlocução construtiva e duradoura entre a iniciativa privada e o setor público.
2. Prêmio Nacional de Inovação
Realizado pela CNI e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Prêmio Nacional de Inovação visa reconhecer as empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do país por meio da utilização de sistemas e técnicas voltadas para o aprimoramento da gestão da inovação. Em 2015, foram 2.219 inscrições e 12 empresas premiadas.
3. Congresso Brasileiro de Inovação
Realizado desde 2006, o Congresso Brasileiro de Inovação visa promover a inovação empresarial, discutir propostas de aprimoramento das políticas públicas de inovação e o desenvolvimento do ecossistema da inovação no Brasil. Em 2015, o evento reuniu mais de 2 mil pessoas, incluindo executivos e técnicos de PD&I das empresas, startups e empreendedores inovadores
4. Institutos SENAI de Inovação
Criados para aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, os Institutos SENAI de Inovação desenvolvem soluções inovadoras para a indústria de grande, médio e pequeno porte. Cada instituto é um ambiente de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisa e fontes de capital, em suas diversas formas. Atualmente, o SENAI conta com 15 Institutos de Inovação em 13 estados. A meta é chegar a 26 até 2017.
5. Edital SENAI SESI de Inovação
O Edital SENAI SESI de Inovação foi criado em 2004 com o intuito de desenvolver novos produtos, processos e serviços inovadores em empresas de todo porte do setor industrial e startups de base tecnológica. O objetivo é aumentar a competitividade e a produtividade de empresas industriais. Nesse período, o edital já recebeu cerca de 4.500 propostas. Ao todo, 620 projetos foram aprovados.
6. INOVA Talentos
Fruto de uma parceria entre o IEL e o CNPQ, o INOVA Talentos é um programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados e inovadores no setor empresarial do país. A iniciativa foi desenvolvida para incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas e institutos privados de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Fonte: CNI