WORKSHOP discute ideias e oportunidades para a competitividade

Presença no I WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO realizado no auditório da UFES-CEUNES de São Mateus.

ufes ceunesRepresentando a Fundação Espírito Santense de Tecnologia – FEST, o Eng. Getulio A. Ferreira abordou o tema central do Workshop, Transformando Ideias em Oportunidades.

Dentro do contexto atual onde as crises vem pressionando as organizações públicas e privadas o tema vem em boa hora, já que as saídas para as pressões dependem fortemente de novas ideias, negócios inteligentes, criatividade e inovação. É preciso também reconhecer que os efeitos das crises estão sendo, agora, sentidos com muito mais intensidade do que se previa pelo próprio governo em suas mensagens quando se percebeu em 2008 os problemas na economia mundial.

Numa avaliação mais recente a partir do relatório de Competitividade Brasil 2014, feito anualmente pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, mostra dentro do contexto de 15 países selecionados uma situação pouco confortável da competitividade Brasil – Estamos em penúltimo lugar na classificação geral – ponto preocupante que requer ação imediata em todos os setores da economia.

Slide10Além dos diagnósticos apresentados no Workshop abordamos também as saídas para o enfrentamento das crises, ou seja, transformar ideias em oportunidades, ou melhor, em produtividade, empregos qualificados, lucratividade e competitividade.  Uma visão geral das oportunidades pode ser vista na visão geral de processo abaixo – veja o quadro:

Slide18Ideias e oportunidades se apresentam tanto externamente às empresas e seus processos como também na gestão interna das organizações. Resumindo o quadro podemos destacar a Visão Defensiva com ênfase na Gestão dos Custos, como tem feito a Toyota em recente artigo publicado no Jornal Valor Econômico de 11 de Novembro com o título: Toyota faz economia bilionária, e também o destaque para a Visão Ofensiva, ou seja todo o esforço das empresas para agregar valor, criatividade nos processos e inovação em produtos e serviços ao mercado.

Concluindo, podemos também salientar o papel da FEST nesses cenários, considerando a sua atuação nas áreas de Ensino, Pesquisa, Inovação , Educação, Desenvolvimento Tecnológico e Gestão Estratégica. A FEST gerencia hoje 163 projetos dentro das áreas citadas e contribui a 18 anos para o desenvolvimento técnico e científico do ES e Brasil.

Nossos agradecimentos para a organização do Workshop, ao Thiago, coordenador do evento.

Veja mais em:

www.portaldaindustria.com.br

www.fest.org.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *