A Liderança desbanca a chefia – destruindo o “manda quem pode, obedece quem tem juízo”

Fontes: Revista Melhor – ABRH BRASIL, comentários do Blog Gestão e Resultados, Dicas do guru Peter Drucker e a competência de Sonia Jordão.

ABRH – Quais os conselhos que você daria para um líder ou para quem quer ser um líder melhor? Para Acacio Queiroz, chairman e presidente do conselho de administração da Chubb Seguros, uma dica importante é saber ser humilde. “Sem humildade é impossível construir um relacionamento duradouro, amplo e consistente”, diz. Com mais de 40 anos de experiência no GAF_2015.12.01_12h25m42s_002_mercado corporativo no Brasil e no exterior, no qual contribuiu para a formação de 12 presidentes, 15 vice-presidentes e 40 diretores, Queiroz dá mais alguns conselhos:

1. Em primeiro lugar, líder é aquele que gosta de se relacionar. Você tem de gostar de pessoas. Se assim não for, você poderá ser um grande técnico em qualquer área, mas jamais um líder.

2. Seja disciplinado. Ter disciplina é mandatório para quem quer desenvolver uma carreira e alcançar um cargo de liderança. É a disciplina que fará com que você, no dia a dia de trabalho, tenha menos estresse, o que irá possibilitar que você desenvolva seu trabalho da melhor maneira possível.

3. Tenha sempre como foco a importância da inteligência emocional. Aquele que está equilibrado emocionalmente estará à frente em qualquer situação.

4. Líder, na fiel acepção da palavra, é aquele que faz os outros crescerem, pois, se assim não for, sua liderança poderá ser questionada por vários motivos, até mesmo em relação ao porquê de não ter formado pessoas durante sua vida executiva.

5. Humildade é essencial. Sem humildade é impossível construir um relacionamento duradouro, amplo e consistente. Lembrem-se: a arrogância é sempre danosa.

6. Firmeza, objetividade e transparência. Essas três atitudes devem prevalecer sempre, para que as empresas e os colaboradores sofram o menos possível com os efeitos da crise.

GAF_2015.11.28_23h50m18s_007_7. E por falar em crise, acredito que seja em momentos como o que estamos vivendo que os verdadeiros líderes aparecem. Uma coisa eles devem ter em comum: sabem que devem ser realistas, sem deixar de lado o otimismo. Afinal de contas, um líder tem plena consciência dos desafios, mas sabe encará-los com positividade e criatividade.

Passando os olhos em alguns artigos sobre o tema, destacamos este trecho: Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, em extensa obra, cita quatro características que observou em executivos, gestores e alunos.

 

São essas as palavras-chave:

Seguidores,

Resultado,

Exemplo e

Responsabilidade.

Segundo Drucker, “O líder é alguém capaz de fazer com que os outros o sigam”, sendo principalmente esta o tipo de habilidade que melhor o descreve.
O líder eficaz não é alguém que se adore ou se admire. A qualidade da liderança não se mede pela popularidade que gozam, mas pelos resultados que ele consegue produzir.

Ashampoo_Snap_2015.07.20_21h16m51s_002_Os líderes estão em grande evidência. É por isso que lideram pelo exemplo. A liderança não é uma questão de classificação, de privilégios, de títulos ou de dinheiro. É uma questão de responsabilidade”. Essa responsabilidade é avaliada pelas decisões que o líder toma. Boas decisões geram credibilidade e a confiança mutua passa a existir entre o líder e o liderado.

Agora, buscando a Engenheira e amiga Sonia Jordão, especialista em sistemas de gestão e liderança nas organizações:
“Cada pessoa costuma ter o seu próprio conceito de liderança e sabe que cada situação exige um tipo de líder. Pais, religiosos e empresários podem em determinado momento exercer a liderança. Isso acontecerá sempre que desejarem levar outra pessoa em uma direção específica, sempre que quiserem influenciar o outro a tomar certas atitudes.”
E ainda: São vários os conceitos de liderança, uma vez que liderar é algo muito abrangente. A liderança é um conjunto de práticas que se pode observar. Por exemplo, em um esporte coletivo: uma equipe pode ter vários craques, mas, se não existe alguém que mantenha os objetivos comuns e a motivação do time, a vitória nunca chega. Liderar é a arte de conduzir as pessoas para que façam o que é necessário por livre e espontânea vontade. É conseguir que seus liderados queiram fazer o que precisa ser feito.

Líder é aquele que mantém pessoas que nele acreditam, que possui seguidores. Agora, quando o foco é a Organização, os líderes são aqueles que conseguem os resultados esperados através de outras pessoas. O que diferencia uma Empresa de outra são as pessoas que a compõem e, principalmente, a forma de gestão. Os líderes precisam tomar as decisões dentro de contextos variados e para tanto precisam usar ao máximo as informações que possuem visando minimizar possíveis erros.
Além de tudo isso, liderar é, também, saber quantos líderes você conseguiu desenvolver entre seus seguidores. É conseguir com que os outros façam voluntariamente o que precisa ser realizado e conduzi-los em direção a um propósito. Qualquer pessoa pode ser líder, mas é preciso entender que exercer a liderança requer uma enorme doação pessoal.

Ao liderar precisamos nos preocupar com a execução das tarefas, mas não podemos nos esquecer dos relacionamentos. Para o bom líder, as pessoas são o que há de mais importante no trabalho. Por isso, ele colabora, orienta, desenvolve conhecimentos e habilidades, apóia-se na solução de problemas e reconhece o esforço e o mérito pessoal de cada um de seus liderados.
Mas cuidado: um dos grandes defeitos de alguém quando em cargos de chefia é pensar que está sempre certo. Nesse caso, ela não ouvirá as outras pessoas. Um chefe diz para sua equipe o que ela deve fazer, já o bom líder explica para seus liderados o porquê de se fazer determinada atividade. Esse é o primeiro passo para conseguir a livre e espontânea colaboração dos colaboradores.

gaf1 012O bom líder tem conhecimento sobre a própria função, aceita as responsabilidades do cargo, é aberto a mudanças e extrair o melhor de cada pessoa. Além disso, encara, questiona e muda a realidade, influenciando as pessoas ao seu redor a fazerem o mesmo.

Um dos grandes desafios do líder é conseguir defender pontos totalmente opostos. Por exemplo, você precisa defender os interesses da Organização junto aos colaboradores e ainda os interesses dos colaboradores junto à alta direção. Precisa contratar e demitir, lançar novas estratégias e arriscar investimentos. Para isso, é preciso ter “jogo de cintura”.

O líder, também, não pode se esquecer de que precisa ser uma pessoa esforçada, dedicada e com boa vontade, afinal será o exemplo para seus liderados.

Para vencer, as Organizações devem assumir riscos, querer romper com o passado e enfrentar mudanças árduas. Para tanto, os líderes devem mostrar às pessoas o motivo e a maneira para, juntos, saírem de onde estão e como se lançarão a uma nova expedição em busca do futuro. Precisam se expressar com palavras e ações, antever os problemas e diligenciar as soluções.

Nossa luta é permanente, concorda?

GAF_2015.11.08_22h46m19s_029_

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *