O Projex é uma organização fictícia para a qual montamos as 10 regras de ouro, ou regras fundamentais para o atingimento da gestão eficaz, ou seja, buscar com competência, trabalho e ousadia os melhores resultados de qualidade, inovação, produtividade e competitividade. Veja o quadro a seguir e faça sua análise de cada regra já pensando na sua própria empresa. Aplica-se a qualquer tipo de organização, seja pública ou privada. Experimente:
O propósito deste quadro que tem como autor o escritor Carlos Alberto Júlio ( A Arte da Estratégia) é fornecer ao empreendedor um roteiro para que ele possa reorientar suas estratégias.
UMA IDEIA PRÁTICA
Estamos vivenciando o que podemos dizer de “caos na saúde” não é mesmo? Já pensou se fosse obrigatório em cada secretaria, hospital ou qualquer outro aparelho da saúde a adoção da prática dessas 10 regras de ouro?
Não adianta que sejam feitas reclamações e reivindicações pontuais, sabemos todo nós que o problema crucial é a FALTA DE GESTÃO COMPETENTE. A partir da Gestão tudo que vem a seguir passa a ter uma outra forma, isso não há dúvidas.
Será que, em complemento as 10 regras de ouro, algum político iluminado pudesse ter a genial ideia de um projeto onde tais estruturas da saúde brasileira fossem obrigadas a obter uma Certificação nos moldes da ISO 9001-2015, incluindo aí as melhores práticas de gestão de pessoas onde o mérito fosse premiado?
Será que poderíamos também criar no conceito do Learning Organization um modelamento de aprendizado contínuo e permanente com o objetivo de integração de processos e melhorias sinérgicas na organização?
São apenas perguntas. Vários hospitais foram construídos pelo Brasil à fora e outros estão sendo construídos com seríssimas pendências de gestão e foco nos resultados – o problema é a sociedade achar que tudo isso é …. normal. Aí não haverá solução para mais nada – concorda?