A ISO 9001:2015 COMO SAÍDA PARA ENFRENTAR A CRISE – primeira parte

Em meio a um cenário político-econômico conturbado em que o nosso país vem passando, é fundamental que entendamos que a crise pode representar perigos e oportunidades. Por isso, investir em gestão e inovação é um ótimo caminho para a sobrevivência das empresas, através da sustentabilidade dos negócios e aumento da competitividade.

GAF_2016.03.04_14h35m23s_002_Existe uma infinidade de modelos de gestão que as organizações podem escolher para adotar a fim de melhorar o desempenho organizacional. Porém, se faz necessário um planejamento adequado para analisar e adequar os métodos e ferramentas às reais necessidades da empresa.

A ISO 9001 é uma norma voltada à Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) de grande sucesso internacional. Mais de 1,2 milhão de organizações em todo o mundo possuem a certificação ISO 9001. Sem falar aquelas que optaram por apenas implementar o SGQ, seguindo as determinações da norma, sem almejar a certificação. Ainda há outras que são certificadas em normas baseadas na própria ISO 9001, tais como PBQP-H, ONA, ISO 16949, ISO 22000, ISO 20000, entre outras.

Tal norma foi revisada recentemente, no final de 2015, e passou a ter um foco na gestão estratégica, visão de processos e pensamento baseado em riscos. Assim, espera-se que o novo modelo da ISO 9001 seja atraente às organizações.

GAF_2016.03.04_14h42m08s_006_A vantagem de se implementar um Sistema de Gestão com base na ISO 9001 é pelo fato de não ser obrigatório seguir uma fórmula pronta, isto é, uma receita de bolo. A norma apenas mostra o que é preciso que a empresa atenda, mas não cobra o como, quando, onde, quem… Outro grande diferencial da ISO 9001 é possibilidade da conquista da certificação através de auditorias e, assim, “forçar” a manutenção e melhoria do Sistema.

Outro ponto a se destacar é que a ISO 9001:2015 reflete o básico de uma boa gestão organizacional, induzindo as empresas a adotarem técnicas de gestão eficazes, como:

• Planejamento estratégico;
• Gestão por processos e indicadores;
• Atividades por meio do Ciclo PDCA;
• Análise de riscos;
• Gestão por competências e do conhecimento; etc.

Todos esses exemplos não são novidades trazidas pela nova ISO 9001:2015, mas sim práticas adotadas no mundo todo já há algum tempo pelas organizações. A ISO apenas agrupou na norma uma série de requisitos que a empresa deve seguir.

Alguns especialistas defendem que a ISO 9001 deveria mudar a expressão “Sistema de Gestão da Qualidade” para “Sistema de Gestão do Negócio”, pois o foco não é apenas a gestão da qualidade, mas sim a qualidade da gestão.

Empresa organizada, com rotinas vitais estabelecidas e ambiente propício à inovação torna-se uma séria candidata a vencer os desafios da crise a partir da competência do sistema de gestão com foco no mercado.

RICARDO EA FERREIRAAutor: Ricardo Apolinário
Consultor, auditor e instrutor de Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001 da QUALIENG Consultoria
www.facebook.com/ricardo.apolinario.5623

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *