7 FATORES DA ISO 9001 QUE LEVAM A REDUÇÃO DE CUSTOS E O AUMENTO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
1. COMBATE ÀS FALHAS E PERDAS:
Uma falha na execução de serviço, uma quebra do produto, uma reclamação do cliente, entre outros aspectos que normalmente consideramos negativos, passam a ser tratadas como um fato que serve de aprendizado. A empresa, então, passa a pensar nos meios para não cometer os mesmos erros do passado e adotar soluções eficazes.
2. DECISÕES COM BASE EM FATOS E DADOS:
A gestão por processos e por indicadores possibilita aos gestores mapear e acompanhar os resultados dos processos para que, assim, possam tomar decisões com base no real cenário do contexto organizacional.
3. AUMENTO DA PRODUTIVIDADE:
Com a padronização das atividades, treinamento e todos os recursos necessários para o melhor fluxo das atividades, o índice de perdas e retrabalhos cai consideravelmente. Além disso, a partir do momento em que a empresa passa a medir e acompanhar os resultados dos processos, possibilita a orientação pelo melhor caminho a ser seguido, evitando os desvios e obstáculos.
4. ORGANIZAÇÃO FÍSICA E MENTAL:
Diante da padronização para a eficácia dos processos, a empresa cria um ambiente de trabalho físico, psicológico e social propício para assegurar a eficiência das atividades e, assim, promover a redução de desperdícios, melhoria da qualidade e aumento da produtividade.
5. PESSOAS MOTIVADAS:
Ao ter a confiança de que a organização está investindo no desenvolvimento da equipe, através de treinamentos, acompanhamentos, avaliações, objetivos, metas e programas de aprimoramento, as pessoas se sentem mais motivadas e comprometidas com o desenvolvimento da organização.
Por meio da análise da capacidade (técnica, legal, estrutura, pessoas, processos, etc.) da empresa em atender ou não aquilo que foi solicitado pelo cliente, é possível ter a confiança no fornecimento de produtos e serviços dentro das especificações solicitadas. Além disso, a empresa passa a medir a satisfação para avaliar o seu atendimento e buscar por melhorias. Com isso, possibilita um melhor relacionamento com o cliente para alavancar as vendas.
6. CREDIBILIDADE NO MERCADO COM A CERTIFICAÇÃO:
O cliente que opta por selecionar uma empresa que possui certificação ISO 9001 tem mais confiança de que os produtos e serviços serão fornecidos dentro do que foi acordado. Assim, o cliente reduz os riscos em comprar daquela que simplesmente tem o menor preço.
Lembre-se: na maioria das vezes o barato sai caro.
7. PENSAMENTO BASEADO EM RISCO:
Quando uma empresa passa a levar em consideração os aspectos dos riscos e oportunidades aos processos e ao negócio, possibilita a ela prever os fatores e tomar ações para que esses sejam mitigados ou eliminados. Assim, reduz ou elimina as possibilidades de insucesso das atividades. Porém, para isso, é preciso que a empresa esteja preparada para determinar e controlar os riscos e oportunidades de forma sistêmica.
Uma questão importante é que quando falamos de Sistemas de Gestão não significa, necessariamente, não errar, mas sim possuir métodos apropriados para planejar, executar, controlar e melhorar (ciclo PDCA). O SGQ nos permite aprender com os erros e assim promover as melhorias necessárias à sobrevivência do negócio. Infelizmente, por falta de um bom planejamento e desenvolvimento do Sistema de Gestão, muitas empresas criam regras desnecessárias (burocráticas) e incompatíveis com seus objetivos, visando simplesmente a certificação a qualquer custo. Então, acabam desperdiçando uma grande chance de adotar uma gestão moderna para garantir a solidez do negócio.
De fato a norma ISO 9001:2015 não é único modelo de gestão para enfrentar a crise, e também não é o único remédio. Porém é muito importante que os empreendedores e gestores aproveitem esse momento crítico para pensar sobre as melhores soluções de gestão para seu negócio e evitar a “gestão por achismo”.
Portanto, convido os empreendedores e gestores a conhecer e aplicar a ISO 9001:2015 em suas organizações. Pelo menos façam uma experiência e depois avaliem os resultados. E, como desconheço qualquer elemento da ISO 9001 que seja prejudicial às organizações, independente do porte ou segmento, acredito que a experiência será positiva.
Autor: Ricardo Apolinário
Consultor, auditor e instrutor de Sistemas de Gestão da Qualidade – ISO 9001 da QUALIENG Consultoria
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