Importante reflexão para a data de amanhã, 5 de Junho. Não basta a celebração, é preciso muita consciência e ação sustentável. A sustentabilidade, resumidamente se traduz em 3 pilares: o crescimento econômico, a ação social responsável e os cuidados com o Meio Ambiente. Esses três importantes pilares só poderão funcionar se todos nós priorizarmos as melhores práticas e condições de agir no sentido da preservação, dos cuidados com os seres humanos envolvidos e comprometidos e empreendimentos competentes na questão ambiental.
Ações práticas para o tempo presente:
1. Cuidados com as perdas de água desde a concessionária até dentro de casa. O recurso está escasso e trazendo grandes problemas. Em alguns casos a perda chega a 50% da água tratada e distribuída.
2. Intensa preocupação e ação no sentido da eficiência energética – em casa, no escritório e na empresa. A redução de perdas e racionalização no uso são de grande importância para a ecoeficiência.
3. Investimentos nas fontes e formas de energias limpas, entre elas o uso da energia fotovoltaica e energia eólica (energias renováveis).
4. Programas de redução do consumo de produtos ou embalagens não recicláveis ou que possam causar danos ao ambiente com um tempo muito longo de absorção pela natureza.
5. Aquisição de produtos (veículos, eletrodomésticos e outros) que tenham indicadores de economia de energia mais eficientes.
6. Reaproveitamento de produtos e embalagens para outras finalidades.
7. Uso de transporte público tendo como ganhos a redução do uso de veículos e combustíveis e descongestionamento das vidas.
8. Investimento em ciência, tecnologia e inovação na busca de alternativas energéticas tais como: a) Carro elétrico, b) Veículos movidos a hidrogênio.
9. Novas ciclovias e uso intensivo das bicicletas.
10. Cuidados domésticos – ferro elétrico, banhos demorados, eletrodomésticos e outras fontes de consumo que podem ser utilizadas de forma mais eficiente e racional.
Enfim, acrescente novos itens à sua listagem e convoque amigos, colegas e familiares para esta grande luta. O planeta agradece!