“O difícil é ser simples”, diz o nosso amigo e acadêmico da ABQ, Claudius D’Artagnan, velho companheiro desde os tempos do movimento pela qualidade no Brasil via Embraer.
O momento que passamos no Brasil é sem dúvida um momento crítico e exige (como já aconteceu em outras oportunidades) uma profunda reflexão, especialmente por parte dos gerentes líderes das organizações. Não custa buscar no tempo a experiência japonesa no pós guerra, quando, com ajuda de Deming e Juran, empresas, entidades governamentais, comunidade científica e organizações diversas assumiram o compromisso do “fazer certo da primeira vez”.
Dentro deste espírito nipônico é que vamos convocar todos os nossos leitores para uma ação simples e objetiva: Por quê nossos empresários não aceitam as contribuições dos seus funcionários na busca de redução dos custos, redução de perdas e melhorias de processos? Onde está a resposta? São eles os únicos sabedores das soluções que as empresas tanto precisam para enfrentar a concorrência e promover a inovação em produtos e serviços?
Pesquisas mostram que nossos empresários mesmo sabendo da importância da mobilização do seu exército de colaboradores não sabem como liderá-los rumo aos objetivos e sobrevivência e crescimento. Mas existe uma saída para que possam iniciar uma ação importante na busca de novos e importantes objetivos – Sabe qual é este projeto? A resposta simples e objetiva: O Projeto 5S. Experimentado e consolidada em várias empresas japonesas e também do mundo inteiro. Veja o quadro abaixo:
A simplicidade do Projeto 5S nos leva a experimentação de outras técnicas e ferramentas mais elaboradas, mas é preciso colocar a mão na massa, fazer acontecer.
O exercício da participação e contribuição real para a empresa tem como resultado comportamental a absorção e o conteúdo do sentimento de pertencer e o sentido de propriedade: eu sou parte desta empresa e responsável pelas conquistas…
Simples não? No conjunto das ações de participação e resultados para a organização reside uma profunda mudança de comportamento que envolve lideranças e liderados e não apenas “chefes e subordinados”. Concorda?
Se a empresa quer consolidar o seu programa de Qualidade, ISO 9001, 14001, Planejamento Estratégico, Inovação, entre outros, sugiro começar pela simplicidade – PROJETO 5S. Agora, já!