Filosofia Toyota para a gestão competitiva da empresa

Veja os 14 princípios da Toyota como base para a melhoria do desempenho de pessoas, sistemas e da organização como um todo tendo com foco a qualidade total por toda a empresa e rigoroso combate às perdas.

Vamos aos princípios:
Tome decisões pensando sempre no longo prazo, mesmo que no início os custos sejam maiores;
Ashampoo_Snap_2015.02.11_09h44m19s_007_-001 Crie fluxo contínuo p/ todos os processos, pois assim aparecerão os reais desperdícios a serem continuamente eliminados;
Utilize sistemas de produção puxados pela demanda, como o Kanban, para evitar a superprodução;
Nivele os volumes de produção produzindo sempre próximo a uma quantidade média, para que se evitem assim os desperdícios e a sobrecarga de trabalho quando as demandas oscilaram;
Construa uma cultura de agir de imediato em resolver a raiz do problema no exato momento da sua ocorrência, para que se tenha qualidade desde o início de cada etapa/operação do processo produtivo;
6º Padronize processos e tarefas, aumentando a segurança e autonomia dos colaboradores durante o dia-a-dia, constituindo assim a base para a sua melhoria contínua;
desenhos gaf agosto11 Pratique os 5Ss e utilize controles visuais para que “Tudo” seja facilmente visualizado e compreendido por qualquer pessoa, sem que haja a necessidade de se fazer perguntas;
Use somente tecnologias confiáveis e certamente eficazes em seus processos. A tecnologia deve ser puxada pela produção, e não empurrada pra  ela;
Faça com que seus líderes conheçam, compreendam e vivam essa filosofia ensinando e servindo de exemplo aos demais, pois só assim tais princípios se transformarão em cultura;
10º Invista no desenvolvimento de seus colaboradores e forme pequenas equipes (grupos participativos) em todos os níveis, pois o sucesso é baseado no conjunto e não no indivíduo;
11º Zele pelo relacionamento com seus fornecedores e parceiros como se fossem seus próprios colaboradores, oferecendo desafios e auxiliando-os no seu desenvolvimento;
12º Vá e veja você mesmo para compreender por completo como funcionam os processos, pois só assim é possível mensurar o que deve ser melhorado;
13º Tome decisões sem pressa e por consenso, considerando todas as opções possíveis e, assim feito, implemente-as rapidamente;
14º Aprenda coisas novas todos os dias e faça auto reflexões sobre suas dificuldades e falhas, buscando sempre fazer melhor e melhor sempre.

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Fonte: Edson Miranda da página Gestão Moderna (facebook). Ilustração da Internet

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