A Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) é a única instituição do terceiro setor no Espírito Santo certificada na NBR ISO 9001, norma que especifica requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade. A certificação tem como objetivo ajudar as organizações a demonstrarem sua capacidade para fornecer produtos e serviços que atendam aos requisitos tanto do cliente quanto os regulamentares.
A associação foi certificada pela primeira vez em 2013 e, em julho de 2016, após auditoria realizada pela Certificadora Conceitos Serviços de Certificação Ltda., de São Paulo, recebeu a recertificação na norma.
O documento comprova o compromisso da entidade com a melhoria da qualidade dos serviços prestados por meio de fluxos, processos e rotinas, em uma perspectiva humanizada. Além disso, confirma a constante busca pelo aprimoramento técnico e operacional e a sustentabilidade das ações, em acordo com as políticas de assistência social e de saúde.
Isso significa, acima de tudo, o aumento da satisfação dos seus clientes, o que se reflete em um melhor atendimento para as crianças e adolescentes assistidos pela associação e também para seus familiares.
A certificação traz, ainda, mais segurança para aqueles que doam recursos à Acacci, já que há uma garantia comprovada de que esses valores serão bem aplicados. Afinal, anualmente a entidade é auditada e, a cada três anos, é recertificada.
Segundo o responsável pela implementação da ISO 9001 na Acacci, Luciano Zorzal, da Zorzal Consultores & Auditores Associados, a norma eleva a credibilidade da organização junto à sociedade. Isso porque o processo de certificação é altamente profissional, envolvendo auditorias realizadas por organizações independentes e de renome.
Para implantá-la, em 2013, foi realizado um intenso trabalho pela Zorzal, que envolveu seus sócios e consultores associados, que trabalharam no projeto de forma voluntária, uma vez que a empresa é parceira da Acacci por meio do Selo Compromisso com a Criança.
“Houve, também, um grande envolvimento de todos da Acacci. As diversas ações como treinamentos, reuniões, consultorias e auditorias realizadas durante o período de implementação não seriam bem-sucedidas sem o real comprometimento da alta direção e dos demais colaboradores da instituição”, afirma Zorzal.
Ele explica que um Sistema de Gestão de acordo com a NBR ISO 9001:2008 é estruturado em itens a serem implementados. O primeiro item é o Sistema de Gestão da Qualidade, que trata não somente do controle de documentos e registros, mas também da estruturação sistêmica dos processos, inclusive dos terceirizados.
O item “Responsabilidade da Direção” trabalha com a empresa na oficialização da Política e Objetivos da Qualidade, das definições de responsabilidades e autoridades, e a análise crítica de todo o sistema, pela chamada alta direção.
No item “Gestão de Recursos” são abordados não somente os recursos humanos e o desenvolvimento de competências, mas também a infraestrutura e o ambiente de trabalho.
O item “Realização do Produto (Serviço)” ajuda a empresa em ações desde o planejamento da realização do serviço até a sua entrega final, com abordagens importantes em relação à aquisição, vendas, calibração de instrumentos, rastreabilidade e preservação do produto. A palavra Produto pode causar certa estranheza no leitor, mas no contexto da ISO significa um bem durável ou o serviço entregue ao cliente. No caso da Acacci o produto é a criança atendida em suas necessidades de recuperação da sua saúde. Nesse caso o índice de sucesso está ligado ao diagnóstico precoce da doença, motivo de várias campanhas da Acacci para alertar pais e familiares. Estas dicas e recomendações podem ser vistas no site da Acacci e também na página do Facebook.
E, por fim, “Medição, Análise e Melhoria”, item que trata de questões como o monitoramento do sistema da qualidade, da satisfação dos clientes, dos processos e dos serviços, além das melhorias, ações corretivas e preventivas.
Concluindo, a Acacci comunica que seu Sistema de Qualidade encontra-se no momento em fase de transição da versão 2008 para a nova ISO 9001-2015, procedimento periódico da ISO em todo o mundo.