ISO 9001 – 2015 – empresas na busca da transição

A importância da Certificação ISO 9001

Para que um produto ou serviço esteja apto para comercialização é necessária uma série de certificações. O processo garante a segurança do cliente e a certeza de que o bem adquirido segue um padrão de regulamentações exigidas pelos órgãos controladores, como INMETRO, por exemplo. Da mesma forma, as empresas também são avaliadas a partir dos seus modelos de gestão. Esta é a finalidade da certificação ISO 9001.

A classificação é concedida àquelas empresas que seguem as normas de um sistema gerencial de qualidade que envolve inspeção, controle e planejamento. Com o reconhecimento, é possível afirmar que a instituição desenvolve o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da ISO 9001 em seus processos internos, garantindo a realização de frequentes auditorias para manutenção das regras. A partir disso, um técnico de qualidade auxilia na padronização dos procedimentos internos, na gestão de riscos, no apoio às informações documentadas, na definição dos métodos de mediação e monitoramento utilizados, entre outros.

Os fatores avaliados pelo SGQ são fundamentais para o desenvolvimento saudável de uma organização. Para isso, é essencial a participação de todos os colaboradores na aplicação do mecanismo no dia a dia das empresas. Uma corporação certificada gera vários pontos positivos. O relacionamento de uma equipe segura e alinhada, por exemplo, transmite de forma consciente seus conhecimentos como foco principal do negócio, ampliando as chances de atender as necessidades comerciais e conquistar novos clientes. Assim como a preparação e segurança da equipe também torna possível o aumento da receptividade durante as pesquisas e monitoramentos de satisfação.

O modelo de gestão exigido pela ISO 9001 foi revisto em 2015 para abranger seu entendimento e sua aplicação nas empresas. Elementos como um roteiro de normas e revisão os sistemas foi padronizado, bem como as necessidades e a mentalidade de risco das organizações. Qualquer empresa pode implantar o sistema de gestão, independente do seu tamanho ou setor de atuação.

A certificação reduz os custos de diversas áreas, assim como aumenta a eficiência dos processos interno, garantindo melhores oportunidades e maior competitividade frente aos mercados nacional e internacional. Para o consumidor, a grande vantagem é ser atendido por organizações que têm o objetivo satisfazê-lo de forma estruturada e focada no aumento da sua satisfação. Fonte: Administradores.com.br

Exemplo prático – Empresa capixaba executa sua transição.

A empresa Tecnoclean, situada em Vila Velha ES, pioneira em seu setor de higiene e limpeza na adoção do SGQ, foi recomendada para transição do seu Sistema de Gestão da Qualidade para a versão 2015 da norma ISO 9001 recentemente (mês de janeiro 2018).

Em busca constante por melhorias, a Tecnoclean desenvolveu durante o ano de 2017 a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade para atender aos requisitos da versão 2015 da norma ISO 9001. A empresa já vem adotando práticas dentro do conceito da Qualidade Total nos últimos 15 anos investindo nas técnicas e ferramentas do Planejamento Estratégico, Projeto 5S, Métodos de Gestão da Qualidade, Kaizen, entre outras.

Após auditoria externa realizada pela certificadora BSI, foi concluído que o Sistema de Gestão da Qualidade da Tecnoclean está em conformidade com os requisitos da Norma ISO 9001:2015, sendo recomendada a manutenção da certificação e a transição para esta nova versão da norma.

A direção da empresa, na pessoa do seu diretor presidente, Eng. Ary Chamon, agradece seus colaboradores e parceiros que se empenharam para que este resultado fosse alcançado.

* O BSI é uma empresa de normas de negócios que ajuda as organizações a fazer da excelência um hábito – em todo o mundo. Durante mais de um século, tem-se desafiado a mediocridade e a complacência para auxiliar a incorporação da excelência na forma como as pessoas e os produtos funcionam. Isso significa mostrar às empresas como melhorar o desempenho, reduzir os riscos e alcançar um crescimento sustentável. Devido à  posição de liderança global no auxilio do aprimoramento das organizações, os clientes variam desde marcas de alto perfil a pequenas empresas locais de 172 países em todo o mundo.  Informações coletadas no site da BSI em https://www.bsigroup.com/pt-BR/Sobre-o-BSI/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *