“Uma cultura de inovação é um ambiente de trabalho que aprimora, em vez de impedir, o fornecimento de produtos visionários para o mercado”
Nascido em 1955 e falecido em 2011, Jobs deixou um legado para o mundo. Segundo Peter Sander, autor do livro “O que Steve Jobs faria?”, Universo dos Livros Editora, só pelo lado econômico registra-se o valor de mercado da Aple, em 380 bilhões de dólares impactando todos os setores tradicionais da produção. Aqui aparece a reinvenção do futuro.
CULTURA – Considerações sobre o tema, capítulo 6 do livro em referência.
A seguir estão algumas estratégias para construir a cultura de Steve Jobs que serviu de base para esta revolução e quebra dos velhos paradigmas:
- Crie uma visão entusiasmante. É difícil criar uma cultura de inovação sem ter uma visão entusiasmante. Empenhe-se para fazer algo especial.
- Encontre piratas. Mas não somente piratas – procure piratas apaixonados.
- Procure diversidade de experiências. Reconheça que a diversidade expande a visão da experiência humana, expande a visão de como a experiência humana pode caminhar rumo ao futuro.
- Olhe para o currículo, mas não se esqueça de olhar também além dele. Observe as informações globais, observe os sinais de sucesso e de criatividade.
- Mantenha a organização simples. Mantenha a organização o mais global possível. Não caia nas armadilhas da burocracia. O processo deve apoiar a inovação, e não o contrário.
- Permita às pessoas correrem riscos inteligentes. Sempre tenha o sucesso como referência, e nunca o fracasso.
- Evite blocos organizacionais e o pensamento compartimentado.
- Seja a visão e seja o produto. Viva isso todos os dias.
- Não tenha medo de ter grandes esperanças. Se a visão estiver certa, ela irá energizar as pessoas.
- Fique próximo de sua equipe. Seja simpático. Misture-se. Tenha contato com as pessoas. Seja honesto. Pense sempre no produto e no consumidor, e nunca no dinheiro e no poder.
- Sempre dê um exemplo excelente.