SUCESSO EMPRESARIAL – O segredo são as pessoas

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COMUNICAÇÃO E GESTÃO EFICAZ

A Fast Company (*) desenvolveu um teste de apenas uma pergunta para avaliar as chances de uma teoria de gerenciamento eficaz funcionar. Veja as considerações a seguir:

“Não importa se estamos falando com um consultor sobre formas de otimizar a produção (e, portanto, aumentar a eficiência e o lucro) ou com o presidente de uma empresa que descobriu como sua organização pode adquirir uma vantagem competitiva em estratégia, marketing, finanças ou inovação.

Ouvindo a resposta, conseguimos (com uma precisão incrível) prever se a ideia funcionará na vida real.

A pergunta é: “E seus funcionários? ”

Invariavelmente, toda nova abordagem de gestão estratégica subestima ou ignora as pessoas que terão de implementá-la: os funcionários. E de forma igualmente invariável, a iniciativa fracassa.

Existe uma correlação perfeita entre uma coisa e outra.

Por outro lado, quanto mais o autor de nova ideia pensa no papel que os funcionários irão desempenhar, maiores são suas chances de sucesso.

Como você pode perceber, os grandes líderes têm clareza de três coisas:

  1. Para que qualquer programa, projeto ou iniciativa tenha uma chance de dar certo, os funcionários precisam entende-lo completamente. Certificar-se de que todos compreendem faz parte da função dos líderes.
  2. Apesar do que acreditam muitos gerentes (medíocres), comunicação nunca é demais.
  3. Os líderes precisam repetir inúmeras vezes à sua equipe: em que direção a organização está se encaminhando, como pretende chegar lá e qual o papel dos funcionários nesse processo.”

Da mesma forma a prática do estilo japonês de gestão mostra pontos semelhantes aos resultados e premissas da FAST COMPANY. (Do livro “Adapte-se ou Morra”, Fast Company, Sextante)

A evolução do modo de gestão teve como base os ensinamentos do Total Quality Control – TQC, aplicado ao conjunto de empreendimentos naquele país no pós guerra (a partir dos anos 50) e em seguida migrando os conceitos e práticas para todo o mundo. O segredo sempre esteve ligado ao maior  envolvimento e compromisso dos empregados a partir de intenso treinamento em métodos e ferramentas que possibilitaram resultados muito superiores aos concorrentes em todo o mundo.

No quadro que veremos a seguir temos os dois momentos, ou seja, o da empresa tradicional e o da empresa TQC ou Classe Mundial. Fica muito claro na visão do quadro comparativo que no segundo gráfico, desdobra-se ao nível operacional as estratégias antes restritas ao ambiente dos diretores da empresa através de métodos e ferramentas que assegurem a obtenção de resultados superiores. (Efetividade na comunicação).

Podemos aqui, neste caso, conceituar o Kaizen onde se busca melhorias de forma participativa e de forma contínua. Observa-se que sem uma comunicação efetiva e permanente dificilmente teremos os bons resultados almejados.

No quadro seguinte mostramos anuncio de mais um grande Encontro dos Círculos de Controle da Qualidade – CCQ no Japão, promovido pela Japan Union of Scientists and Engineers – JUSE. Os CCQ’s é uma prova viva de desdobramento das diretrizes da alta administração para o nível da execução onde a criatividade e a inovação são os diferenciais fundamentais para a melhoria dos resultados das empresas.

(*) FAST COMPANY  é uma marca líder do mundo, com foco na inovação em tecnologia, liderança, ideias de mudança de mundo e projeto editorial exclusivo. Escrito por e sobre os líderes de negócios mais progressistas, que Fast Company inspira os leitores a pensar além dos limites tradicionais, levar as conversas e criar o futuro do negócio.
Lançado em novembro de 1995 por Alan Webber e Bill Taylor, dois ex-editores da Harvard Business Review, a revista Fast Company foi fundada em uma premissa simples: uma revolução global estava mudando o negócio, e negócio foi mudando o mundo. Descartando as antigas regras de negócio, a Fast Company começou a sua missão de como mudar empresas para criar e competir, para destacar novas práticas empresariais e para mostrar as equipes e os indivíduos que estão inventando o futuro e reinventando o negócio.Conheça mais em: https://www.fastcompany.com

https://www.juse.or.jp/english/

JUSE – A União de cientistas e engenheiros japoneses (JUSE) foi criada em maio de 1946 e consolidou-se em 1962 sob a jurisdição da ciência e tecnologia agência (agora, o Ministério da educação, cultura, esportes, ciência e tecnologia), do governo japonês para lidar com o rápido avanço da sociedade via tecnologias, métodos e inovação.
A JUSE foi criada com o objetivo de promover estudos e sistemática necessários para o avanço da ciência e tecnologia, contribuindo fortemente para o desenvolvimento da cultura e sistema industrial japonês.
Conheça mais em: https://www.juse.or.jp/english/

 

 

 

 

 

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