O Livro da Qualidade no Brasil – ABQ
O conceito Qualidade tem evoluído continuamente. Começou com a inspeção de peças físicas e evoluiu alargando a sua abrangência, englobando produtos, serviços, as necessidades do cliente novas dimensões nas atividades econômicas e humanas em geral.
Diferentes gurus da qualidade foram se sucedendo e hoje se considera não mais apenas a gestão da qualidade, mas a qualidade em gestão, sendo qualidade o dever de todos em qualquer organização.
A ideia de escrever um livro nasceu do fato que os acadêmicos da ABQ, sendo pessoas de comprovada competência profissional e idoneidade pessoal, com contribuição significativa – em universidades públicas, comunitárias e privadas, empresas públicas e privadas, organizações governamentais, organizações não governamentais e outras organizações privadas – para o desenvolvimento ou a aplicação do conhecimento nas diversas áreas de conhecimento, poderiam contribuir para proveito da sociedade.
Esta contribuição é dada por meio de artigos escritos pelos acadêmicos nas mais diversas especialidades e facetas da qualidade.
Na foto os Acadêmicos da ABQ durante a realização do seminário anual em comemoração ao Dia Mundial da Qualidade ocorrido na FIESP.
O Livro da Qualidade no Brasil será publicado em capítulos e está organizado em 6 partes:
Parte I – A Evolução da Qualidade no Brasil
Parte II – A Qualidade em Setores Estruturantes
Parte III – A Qualidade no Desenvolvimento Nacional
Parte IV – A Gestão da Qualidade
Parte V – Ferramentas para a Qualidade
Parte VI – O legado do PBQP e novos desafios para um Brasil competitivo e sustentável
A publicação inicia-se pela Parte VI, à guisa de Pósfácio: O legado do PBQP e novos desafios para um Brasil competitivo e sustentável, em que os acadêmicos buscam identificar e sugerir ações na área da qualidade e gestão para que o Brasil alcance, até 2035, a condição de competitividade e qualidade de vida que seja compatível com a sua dimensão geográfica, populacional e importância no cenário mundial.
Apresentação, texto da Parte VI
“Este trabalho, desenvolvido pelos Acadêmicos, buscou identificar e sugerir ações na área da qualidade e gestão para que o Brasil alcance, até 2035, a condição de competitividade e qualidade de vida que seja compatível com a sua dimensão geográfica, populacional e importância no cenário mundial.
Os trabalhos transcorreram num período pouco superior a 12 meses, iniciados em maio de 2017 e seguindo metodologia e etapas planejadas de execução.
Importante ressaltar que as recomendações da ABQ não se esgotam aqui, pois há muito a ser feito num mundo de elevada complexidade e em mudanças cada vez mais rápidas. Entretanto, as recomendações refletem o presente pensamento da instituição.
Desejamos uma ótima leitura a todos.”
João Mario Csillag, Coordenador da obra coletiva
Basilio V. Dagnino , Ex-Diretor Presidente da ABQ (2016-2018)
Eduardo V.C. Guaragna , Diretor Presidente da ABQ
Lembrete: Convidamos o leitor a ficar atento ao site www.abqualidade.org.br para o acompanhamento da publicação das demais partes que compõem todo o conjunto desta importante obra. Em breve daremos novas informações para os nossos leitores.