Publicamos hoje mais um artigo fantástico do amigo, consultor e escritor de grande sucesso, Engenheiro Ômar Souki. Você aprenderá muito com os casos aqui descritos e verá que os mesmos tem grande similaridade com nossos projetos Kaizen (melhorias contínuas) com base na simplicidade em tudo que se faz.
Vamos ao artigo:
É difícil acreditar que alguém como José Galló—executivo que liderou o crescimento da Renner por quase três décadas—procurava a simplicidade em sua vida pessoal e profissional. Em seu livro O poder do encantamento (Editora Planeta) ele revela que um dos segredos do crescimento das Lojas Renner foi justamente a busca pela simplicidade. Diz que, a partir de 2010, passou a estudar empresas de varejo que eram eficientes e duradouras. Queria descobrir o que as diferenciava das que não davam certo e identificou a simplicidade como o maior diferencial competitivo delas. Baseado no que aprendeu, passou a simplificar as operações da Renner, o que melhorou consideravelmente seus resultados.
Na foto, um resumo da mensagem de Simplicidade na Renner.
A história da Zara lhe chamou especial atenção. O seu fundador, o espanhol Amancio Ortega, nasceu de uma família pobre. Quando tinha 11 anos, ao entrar em uma loja com sua mãe para comprar comida, recebeu do comerciante a seguinte resposta: “Dona Joseja, a senhora não tem mais crédito aqui. Eu lamento, mas não posso lhe vender mais nada”. Aquilo mexeu com Amancio, que, mais tarde escreveu em sua biografia: “Aquilo me deixou destroçado… Isso não vai acontecer com a minha mãe nunca mais. Ficou muito claro: a partir daquele dia eu iria começar a trabalhar para ganhar dinheiro e ajudar em casa. Abandonei os estudos, deixei os livros e comecei a trabalhar em uma fábrica de camisas”.
Foi tão bem sucedido que hoje, com US$ 62,7 bilhões, é considerado pela revista Forbes, o varejista mais rico do mundo. Mas, o que tem isso a ver com a simplicidade? Vou explicar. Trabalhou como office-by na camisaria, depois como vendedor em uma cadeia de lojas. E, mais tarde, como já tinha adquirido o conhecimento dos produtos que vendiam—com a ajuda de um irmão—passou a fabricar roupas em casa. Focou sua produção nos itens que vendiam pouco na loja em que tinha trabalhado. Eram um total de aproximadamente 20 por cento. Enquanto era funcionário perguntava aos clientes por que não compravam. Descobriu que os produtos precisavam de ajustes para atender aos desejos dos consumidores. Procurou, portanto, fabricar suas peças de acordo com o que escutava dos clientes.
Com o tempo, aprimorou o sistema de informação que foi levado para as lojas. Tornou-se referência na simplicidade de seu modelo de gestão, sustentado pelo conhecimento daquilo que os clientes, que estão nas lojas, desejam. De acordo com essa informação os produtos são rapidamente colocados à disposição do consumidor. A alma do negócio é o fast fashion (moda rápida—independente da estação). Uma criação da Zara chega nas lojas entre duas a três semanas. Até hoje, com 83 anos, Amancio, ainda conserva o estilo humilde e discreto com que começou sua trajetória.
Observações simples têm como resultado enormes sucessos. Galló cita como outro exemplo a empresa sueca Ikea, que começou a produzir móveis a partir de 1955. Uma operação de rotina foi o gatilho para descobrir o diferencial da empresa. Um dos engenheiros da Ikea ao observar a colocação de uma mesa em um caminhão, percebeu que—caso os pés da mesa pudessem ser removidos—ela poderia ser transportada com mais simplicidade e agilidade. A empresa começou, então, a oferecer móveis com base na simplicidade e no design. Transformou-se em um dos maiores grupos transnacionais do mundo e Komprad, o fundador da Ikea, é o homem mais rico da Suécia.
Galló atribui à simplicidade o surpreendente sucesso dos supermercados Aldi da Alemanha. Fundada em 1946 pelos irmãos Karl e Theo, a empresa tinha poucos recursos e pouco espaço. Decidiram, então, colocar nas prateleiras apenas os produtos líderes de vendas—só os melhores. Uma marca para cada categoria. Restringiram o número total a 700 itens. Hoje a empresa conta com mais de 7,4 mil lojas em vários países e um total de vendas de US$ 43 bilhões. O foco da empresa é a simplicidade. É mais fácil comprar em um supermercado que oferece apenas uma limitada variedade de produtos.
A partir de suas leituras, Galló adotou dois princípios que iriam direcionar a sua vida daí para frente. Primeiro: É mais difícil ser simples do que ser complexo. Segundo: Foco não é o que você tem que fazer; é o que você tem que deixar de fazer.
Concluindo a mensagem e aprendizado do artigo de Ômar Souki registramos aqui uma citação de outro grande amigo, atuante no campo da Qualidade desde os tempos da Embraer, o acadêmico (ABQ), Claudius D’Artagnan: “O difícil é ser simples”.