Impactos do isolamento social em nosso consumo
Dicas oportunas e interessantes sobre a questão do consumo dos recursos ambientais no período do isolamento social/quarentena. Trata-se de artigo do Instituto Akatu escrito por Bruna Tiussu. Anote também: www.akatu.org.br para consultas sobre este e outros temas do Consumo Consciente.
Segundo Bruna, ao ficar em casa, diminuímos a emissão de gases poluentes, mas aumentamos a demanda por energia e água. Fizemos alguns cálculos para você entender melhor essas mudanças
Trabalhar de casa significa diminuir nossos deslocamentos e, consequentemente, a emissão de gases poluentes associados a ele. Divulgamos semanalmente em nossas redes sociais (siga a gente no Instagram, Facebook, LikedIn e Twitter!) a quantidade de CO2 que nossa equipe do Akatu (15 pessoas) têm deixado de emitir desde que entramos em isolamento social para a contenção do coronavírus.
Já completamos 25 dias de home office (em 28.04) — mais do que cinco semanas. Isso significa que não usamos transporte para ir até o escritório por este período e deixamos de emitir na atmosfera 432,67 kgCO2. Esta quantidade é similar à emitida na geração de energia elétrica para manter 44 notebooks ligados diariamente por um ano! Muita coisa, não?
Com toda a equipe trabalhando de casa, também economizamos a energia elétrica normalmente gasta no escritório do Akatu. Você pode se perguntar: ok, mas a energia poupada lá foi transferida para as nossas casas. Sim, mas não na mesma proporção. Fizemos as contas e percebemos que o consumo de energia de um escritório costuma ser maior do que o de uma (ou algumas) residência(s).
Veja: a energia poupada pelo escritório do Akatu em 25 dias de home office equivale ao consumo residencial mensal de 8 famílias brasileiras (composta por quatro pessoas cada)!
Já que vamos permanecer isolados por algum tempo, preparamos algumas dicas para você ter um consumo mais consciente de água e de energia. A partir de práticas simples, é possível compensar a maior demanda por esses recursos neste período em que permanecemos mais tempo em casa:
1. Aproveite ao máximo a iluminação natural
Escolha um cantinho perto da janela para trabalhar. Se você aproveitar a luz natural e deixar de acender 4 lâmpadas LED por 6 horas/dia, em uma semana terá economizado energia para compensar 85% do consumo associado ao uso prolongado do seu notebook.
2. Encurte o tempo no banho
Tem chuveiro elétrico? Ao diminuir 3 minutos do seu banho diário, em uma semana você terá economizado 90% da energia consumida pelo seu notebook no trabalho home office neste mesmo período.
3. Reaproveite a água da máquina de lavar
Lavou, coletou! Separe a água usada na lavagem de roupas (um ciclo completo da máquina) e utilize-a para descargas. A quantidade é suficiente para dar 3 descargas diárias durante 5 dias!
Pois bem, além das Dicas Akatu/Bruna Tiussu, durante a semana (e se possível durante todo o mês de Junho) estaremos discutindo ideias práticas, educação ambiental, sustentabilidade, economia circular e demais temas importantes neste espírito de consumir menos de forma consciente e harmoniosa com o nosso meio ambiente.
Se você tem ideias dentro desta perspectiva, envie para nós e faça parte desta brigada ambiental pelo bem do nosso habitat, pelo bem do mundo.
fonte: Instituto Akatu, ilustrações: Getulio A. Ferreira.