Iniciamos nosso post com esta imagem que fez parte do nosso treinamento virtual, em parceria com a DVF Consultoria para a Fundação Renova que por sua vez reuniu empresários capixabas e também de MG, no início desta semana.
Separamos esta situação, um tanto pitoresca, para a reflexão sobre aquele que consideramos ser o grande vilão da gestão empresarial, o famoso: “EU NÃO TENHO TEMPO” (para pensar, planejar, buscar inovação em produtos e serviços, definir objetivos mais estratégicos,…).
Sabemos que buscar a estratégia perfeita é tão importante quanto a gestão operacional, embora sejam muito diferentes entre si. O sucesso da empresa depende da sinergia entre as duas. Com certeza o nosso leitor assíduo do Blog Gestão e Resultados deve se lembrar de uma representação gráfica que mostra comparativamente estas duas abordagens no conceito do TQM, conforme quadro a seguir:
A primeira coluna diz respeito a GESTÃO DA ROTINA DIÁRIA da empresa e seus problemas bem ou mal administrados. Se baseado na prática da urgência (tudo é para ontem ou o bicho está pegando – como mostramos na primeira figura do post), dificilmente teremos tempo para a Gestão das Atividades Importantes, que são realmente as ações que irão determinar o sucesso da organização no médio e longo prazos.
A visão simplificada do raciocínio lógico é: “QUEM DOMINA A ROTINA TERÁ, TEMPO PARA INVESTIR NAS MELHORIAS E INOVAÇÕES na empresa”, portanto para atingir a necessária liderança em seu segmento dependerá dos seus líderes e colaboradores com tempo para construir um belo futuro.
Em resumo: quem está resolvendo problemas o tempo todo, está no máximo tentando sobreviver ou buscar uma certa estabilidade. Isso é importante para a vida da empresa.
Quem está com tempo (rotina dominada e resolvida) para investir em planos futuros, melhorias e inovações está comemorando a saúde e liderança no mercado.
O que você acha? Dá para enfrentar ou está sem tempo?