Segundo Daniel Goleman os líderes eficazes são semelhantes em um aspecto crucial : todos possuem um alto grau do que passou a ser conhecido como INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Um pouco sobre Daniel Goleman (1946-) é um renomado escritor, psicólogo, jornalista científico e palestrante americano. É autor do livro “Inteligência emocional” (1997), um best-seller absoluto que foi traduzido para 40 idiomas. Também escreveu “Foco”, “Liderança” e “A arte da meditação”, entre outras obras.
Nosso texto: Vamos refletir sobre nossa temática listando os principais componentes da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, que são os seguintes:
AUTOCONSCIÊNCIA, AUTOGESTÃO, EMPATIA e HABILIDADE PESSOAL.
1 – AUTOCONSCIÊNCIA: Conheça a ti mesmo…, ou seja: Significa, compreensão sobre você:
Veja a figura e reflita sobre as condições pelas quais somos pressionados. O processo de “conhecer a si próprio” já denota uma grande capacidade de compreender e empreender ações com foco em resultados. Em tempo: As decisões das pessoas autoconscientes se harmonizam com seus valores, e por sua vez dignificam a liderança.
2 – AUTOGESTÃO – Fatores importante do processo de autogestão:
– Ter controle de seus sentimentos e impulsos.
– Criar um ambiente de confiança e equidade
– Ter efeito multiplicador de seus conhecimentos.
– Fazer abordagens racionais e sensatas (com equilíbrio e precisão)
– Menos “mau humor” e mais produtividade
– Buscar mais informações e ouvir mais.
3 -EMPATIA – Lembrando, sob o ponto de vista da Psicologia, que a Empatia é a capacidade de se colocar psicologicamente no lugar do outro, ver as coisas com os olhos dos outros.
Pontos importantes numa relação empática:
– Fortalece as relações entre líder e liderado
– Leva em conta ponderadamente os sentimentos de seus subordinados
– Dedica-se a ouvir mais os subordinados
– Encoraja as pessoas a falarem mais abertamente sobre seus problemas e frustações.
– Possibilita o conhecimento do emocional de toda sua equipe.
– Entende as sutilizas da linguagem corporal nos seus relacionamentos.
Lembre-se: A empatia do líder colabora para a retenção de talentos.
4 – HABILIDADE SOCIAL
– Características da HS: Possuir um amplo circuito de relacionamento e amizade (network).
– Ter o dom para desenvolver afinidades e rapport.
– Conseguir bons relacionamentos com pessoas de todos os tipos e níveis hierárquicos.
– Pressupor que em grupo o trabalho é mais produtivo.
– Gerir relacionamentos positivos e duradouros.
– Ter facilidades em trabalhos participativos (em grupos)
CONDIÇÕES PARA O SUCESSO: SER OTIMISTA E MANTER O BRILHO NOS OLHOS – MANTER ALTO ASTRAL
Apresentamos a seguir algumas importantes perguntas que poderão nos ajudar a refletir sobre o nosso próprio conjunto de forças e limites em Inteligência Emocional, são elas.
VOCÊ:
1- Costuma estar consciente de seus sentimentos e por que se sente assim?
2- Está consciente de suas limitações, bem como de seus pontos fortes, para desenvolver boa liderança?
3- Consegue lidar bem com suas emoções negativas, tem recuperação rápida quando fica contrariado?
4- Consegue se adaptar, facilmente a realidade das mudanças?
5 – Mantêm o foco em seus objetivos principais e conhece os passos necessários para alcançá-los.
6- Normalmente consegue perceber os sentimentos das pessoas com quem interage e entender as formas de ver e sentir as coisas?
7 – Possui o dom para persuasão e convencimento para usar sua influência com eficácia?
8 – Consegue conduzir de negociação a um acordo satisfatório e consegue a diminuir conflitos?
9 – Gosta de trabalhar em equipe ou prefere trabalhar sozinho?
10- Tem tido problemas com sua capacidade de ser afetivo e transparente com as pessoas?
Lembre-se: A Inteligência Emocional é uma habilidade exigida pelas empresas no processo seletivo, além da formação acadêmica. As competências de Inteligência Emocional podem e devem ser aprendidas e aperfeiçoadas para o sucesso da liderança.
CONCLUINDO: AS PRINCIPAIS HABILIDADES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para a busca dos bons resultados na empresa, na organização e na vida. Vejamos:
- Trabalhar bem em equipe
- Comunicação clara e eficaz.
- Boa adaptação à mudanças.
- Excelente interação com as pessoas.
- Pensar claramente e capacidade de resolver problemas sob pressão
Enfim, existem testes e outras oportunidades de estudos e treinamentos disponíveis para ajudá-lo a tomar consciência de suas aptidões em termos de inteligência emocional nos aspectos:
INTRAPESSOAL
- Autoconsciência
- Controle das emoções
- Automotivação
INTERPESSOAL
- Relacionar-se bem
- Ser mentor emocional
Autor: Prof. Luiz Carlos Gianello foi executivo da Volskwagen do Brasil. Entusiasta e profundo conhecedor da filosofia, métodos e técnicas da Qualidade Ampla Empresarial e um dos fundadores da Cooperativa da Qualidade Total que vivenciou as práticas do TQC nos anos 80 e 90.
Ilustração e grifos: Getulio A. Ferreira do Blog Gestão e Resultados da Folha Vitória – 10 anos no ar.