A  formação de um Líder – Princípios da Inteligência Emocional

Segundo Daniel Goleman os líderes eficazes são semelhantes em um aspecto crucial : todos possuem um alto grau do que passou a ser conhecido como INTELIGÊNCIA  EMOCIONAL.

Um pouco sobre Daniel Goleman (1946-) é um renomado escritor, psicólogo, jornalista científico e palestrante americano. É autor do livro “Inteligência emocional” (1997), um best-seller absoluto que foi traduzido para 40 idiomas. Também escreveu “Foco”, “Liderança” e “A arte da meditação”, entre outras obras.

Nosso texto: Vamos refletir sobre nossa temática listando os principais componentes da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, que são os seguintes:

AUTOCONSCIÊNCIA, AUTOGESTÃO, EMPATIA e HABILIDADE PESSOAL.

1 – AUTOCONSCIÊNCIA: Conheça a ti mesmo…, ou seja: Significa, compreensão sobre você:

Veja a figura e reflita sobre as condições pelas quais somos pressionados. O processo de “conhecer a si próprio” já denota uma grande capacidade de compreender e empreender ações com foco em resultados. Em tempo: As decisões das pessoas autoconscientes se harmonizam com seus valores, e por sua vez dignificam a liderança.

2 – AUTOGESTÃO – Fatores importante do processo de autogestão:

–  Ter controle de seus sentimentos e impulsos.

–  Criar um ambiente de confiança e equidade

–  Ter efeito multiplicador de seus conhecimentos.

–  Fazer abordagens racionais e sensatas (com equilíbrio e precisão)

–  Menos “mau humor” e mais produtividade

–  Buscar mais informações e ouvir mais.

 3 -EMPATIA – Lembrando, sob o ponto de vista da Psicologia, que a Empatia é a capacidade de se colocar psicologicamente no lugar do outro, ver as coisas com os olhos dos outros.

Pontos importantes numa relação empática:

– Fortalece as relações entre líder e liderado

– Leva em conta ponderadamente os sentimentos de seus subordinados

– Dedica-se a ouvir mais os subordinados

–  Encoraja as pessoas a falarem mais abertamente sobre seus problemas e frustações.

– Possibilita o conhecimento do emocional de toda sua equipe.

–  Entende as sutilizas da linguagem corporal nos seus relacionamentos.

Lembre-se: A empatia do líder colabora para a retenção de talentos.

4 – HABILIDADE SOCIAL

– Características da HS: Possuir um amplo circuito de relacionamento e amizade  (network).

– Ter o dom para desenvolver afinidades e rapport.

–  Conseguir bons relacionamentos com pessoas de todos os tipos e níveis hierárquicos.

–  Pressupor que em grupo o trabalho é mais produtivo.

–  Gerir relacionamentos positivos e duradouros.

–  Ter facilidades em trabalhos participativos (em grupos)

CONDIÇÕES PARA O SUCESSO:  SER OTIMISTA E MANTER O BRILHO NOS OLHOS –  MANTER ALTO ASTRAL

Apresentamos a seguir algumas importantes perguntas que poderão nos ajudar a refletir sobre o nosso próprio conjunto de forças e limites em Inteligência Emocional, são elas.

VOCÊ:

1- Costuma estar consciente de seus sentimentos e por que se sente assim?

2- Está consciente de suas limitações, bem como de seus pontos fortes, para desenvolver boa liderança?

3- Consegue lidar bem com suas emoções negativas, tem recuperação rápida quando fica contrariado?

4- Consegue se adaptar, facilmente a realidade das mudanças?

5 – Mantêm o foco em seus objetivos principais e conhece os passos necessários para alcançá-los.

6- Normalmente consegue perceber os sentimentos das pessoas com quem interage e entender as formas de ver e sentir as coisas?

7 – Possui o dom para persuasão e convencimento para usar sua influência com eficácia?

8 – Consegue conduzir de negociação a um acordo satisfatório e consegue a diminuir conflitos?

9 – Gosta de trabalhar em equipe ou prefere trabalhar sozinho?

10- Tem tido problemas com sua capacidade de ser afetivo e transparente com as pessoas?

Lembre-se: A Inteligência Emocional é uma habilidade exigida pelas empresas no processo seletivo, além da formação acadêmica. As competências de Inteligência Emocional podem e devem ser aprendidas e aperfeiçoadas para o sucesso da liderança.

CONCLUINDO: AS PRINCIPAIS HABILIDADES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL para a busca dos bons resultados na empresa, na organização e na vida. Vejamos:

  • Trabalhar bem em equipe
  • Comunicação clara e eficaz.
  • Boa adaptação à mudanças.
  • Excelente interação com as pessoas.
  • Pensar claramente e capacidade de resolver problemas sob pressão

Enfim, existem testes e outras oportunidades de estudos e treinamentos disponíveis para ajudá-lo a tomar consciência de suas aptidões em termos de inteligência emocional nos aspectos:

 INTRAPESSOAL 

  • Autoconsciência
  • Controle das emoções
  • Automotivação

 INTERPESSOAL

  • Relacionar-se bem
  • Ser mentor emocional

Autor: Prof. Luiz Carlos Gianello foi executivo da Volskwagen  do Brasil. Entusiasta e profundo conhecedor da filosofia, métodos e técnicas da Qualidade Ampla Empresarial e um dos fundadores da Cooperativa da Qualidade Total que vivenciou as práticas do TQC nos anos 80 e 90.

Ilustração e grifos: Getulio A. Ferreira do Blog Gestão e Resultados da Folha Vitória – 10 anos no ar.

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