Nosso post de hoje tem como objetivo refletir sobre qualidade enquanto processo da organização e não apenas como característica intrínseca de um produto ou serviço. Os dias atuais, em meio a tantas crises e desafios exigem que tenhamos uma maior vigilância quanto aos sistemas das empresas e organizações de uma forma geral. Com o avanço da digitalização e total acesso aos ambientes organizações, de um lado, busca-se maior agilidade, menores custos de administração e maior crescimento no mercado entretanto a oportunidade pode se transformar em ameaça quando o gestor não percebe elos fracos, ou deficiências nos processos.
A ideia de processo robusto precisa ser confirmada com a realização de auditorias e testes de funcionamento e produtividade dos processos aos clientes. Eliminar elos fracos tem que ser uma tarefa de rotina. O elo fraco pode representar a fuga da produtividade e ao mesmo tempo que coloca sob dúvida a eficiência de todo o sistema de gestão e controle. A ideia, concluindo, é investir em educação e treinamento de toda a equipe de forma constante, atuando também nas verificações de rotina e melhorias necessárias ao bom desenvolvimento da produtividade.
Elos fracos são fontes de várias perdas no processo e no momento exige também a atuação e aplicação de Kaizen em toda a empresa ou organização. Para pensar e Agir!