A visão sistêmica que cobre toda a valiosa prática do Kaizen nos leva a estabelecer considerações práticas sobre um belo trabalho do Kaizen Institute – Vejamos a seguir:
Mesmo considerando que o Kaizen prega a condição de Método/Ferramenta para a melhoria contínua em processos, a prática, por exemplo, dos Círculos de Controle da Qualidade – CCQ’s, nos mostra que a melhoria contínua está intimamente ligada ao processo da criatividade, foco e persistência de pessoas comprometidas com resultados. A gratidão é o reforço de um agradecimento de líderes que sabem alocar seu valioso tempo para lidar com seus liderados estimulando ideias e realizações muito especiais.
Os pontos 2 e 3 nos levam à considerações fundamentais para a liderança focada em resultados – Os Grupos Kaizen devem avaliar e confirmar o “onde estamos e onde queremos chegar” – esta avaliação serve tanto para o micro ambiente de trabalho como também para toda a empresa. O ponto 3 consolida a necessidade de que todas as decisões tenham embasamento técnico em fatos e dados. Embora simples, muitos colaboradores e seus chefes ainda não chegaram a esta prática de forma completa e profunda.
Estabelecer planos levando em conta o que o mercado espera da empresa e de todos que fazem parte dela. Outro ponto é o projeto de infraestrutura que vai dar capacidade de processamento. A qualidade intrínseca se complementa com o retorno (feedback) dos clientes sobre a percepção da qualidade no uso dos produtos ou experimentação em serviços. Chegar ao ponto almejado é motivo de reconhecimento para todos os envolvidos e comprometidos com a missão, ou seja, tocar o coração das pessoas de forma a estabelecer uma ambiente feliz formador de equipes felizes e bem lideradas. Gente/equipe feliz significa maior produtividade.
As melhorias contínuas dependem do exercício da criatividade e sinergia em toda a cadeia produtiva (rede do ecossistema de produção). Aqui estarão as melhores soluções que irão depender da capacidade de priorização ou escolhas. Importante considerar os resultados do Pareto, lembrando aquela famosa frase: “poucos vitais e muitos triviais”. O gerente que sabe priorizar, tecnicamente, é aquele que sabe fazer boas escolhas.
A metodologia do 5S é uma das melhores invenções do sistema de gestão no puro estilo japonês. Simples, estruturada, criativa e participativa a metodologia e ferramentas que compõem o 5S (Utilização/Descarte, Organização, Limpeza, Higiene/Saúde e Padronização) é por si própria a essência da filosofia Kaizen.
As áreas de aplicação do Kaizen em termos de criatividade e Inovação são ilimitadas, e o importante é saber que a criatividade é a semente, a base do processo de inovação que tem na diferenciação e utilidade ao cliente um resultado altamente importante para todos os colaboradores, para os grupos Kaizen, CCQs e líderes comprometidos com resultados.
Homenagens Póstumas Especiais: Nosso post de hoje não poderia deixar de render homenagens especiais aos amigos Tadeu Sobral (Área Financeira) e Guilherme Ney (Engenharia Industrial), ex colegas da então Cia Siderúrgica de Tubarão (CST), hoje ArcelorMittal. Nossos amigos foram vitimados pelo COVID19, na semana que se passou, e deixam grandes e memoráveis lembranças. Na foto abaixo apresentamos o grupo de coordenadores do Total Quality Control da CST – registro feito no final dos anos 80 na escadaria do Centro de Controle da Área Industrial.
Guilherme está neste primeiro degrau ao lado do Diretor DTP, Ichiro Fukunaga, juntos com os coordenadores.
Nossos pêsames aos familiares de Tadeu e Guilherme e que Deus os acolha no reino celeste.