1.837 – Caminhos viáveis da Criatividade e Inovação na Organização

Luiz Carlos Gianello, nosso colaborador do Blog Gestão e Resultados, convida: Vamos aprender com as empresas que desenvolveram uma cultura de inovação e obtiveram sucesso na conquista de seus objetivos através da implantação de um modelo de gestão que impulsionou e motivou o envolvimento dos funcionários criativos e talentosos.

VAMOS TROCAR IDEIAS SOBRE “CRIAR E INOVAR” E DESENVOLVER JUNTOS ESTE CONCEITO:

Criatividade e Inovação é um processo que consiste em você ou sua empresa criar ou recriar, produtos ou processos, desenvolver mercados ou novos produtos e/ou potencializar os existentes, adotando na cultura de sua empresa uma filosofia de melhoria contínua através dos talentos humanos bem administrados pelas lideranças de sua estrutura hierárquica.

Vamos aprender a INOVAR com quem já tem experiência e cultura empresarial, através do envolvimento da liderança no processo e com investimentos nos recursos HUMANOS e materiais.

A inovação tem que ser feita em consonância com as metas e objetivos empresariais envolvendo a mais alta administração da empresa, sendo assim, é um programa institucional e consequentemente todos os funcionários estarão comprometidos formalmente.

A condição acima exprime a cultura da empresa para o desenvolvimento dos objetivos de INOVAÇÃO e proporciona um resultado de sucesso em sua implantação.

EXERCITANDO OS 23 PONTOS, NA FORMA DE PERGUNTAS E AFIRMAÇÕES QUE PROPICIAM A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO:

  1. Nunca é cedo demais para pensar no futuro principalmente nos dias de hoje em plena pandemia.
  2. Reflita sobre o que você poderá fazer de forma diferente e melhor hoje, adotando a melhoria contínua (Kaizen) em suas atividades profissionais.
  3. Sua empresa/organização não sobreviverá sem seus clientes, portanto:

a) Qual o grau de satisfação do seu cliente com seu produto/serviço e atendimento?

b) Qual a frequência de seus contatos com os clientes? Você mantém um calendário de visitas? Jamais se afaste deles!

c) Como você interpreta as queixas e sugestões dos clientes, e você toma as devidas providências?

d) Seu cadastro de clientes está atualizado e classificado através do gráfico de Pareto com interpretação da curva ABC?

  1. A sua empresa deve manter ativo um canal de comunicação fácil e descomplicado para relacionamento com seus clientes.
  2. Os funcionários de sua empresa recebem ou receberam treinamentos e foram capacitados em técnicas de CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO?
  3. Quais técnicas, ferramentas ou métodos de criatividade são conhecidos pelos seus funcionários que auxiliam o processo de desbloqueio?
  4. Criatividade – Ser criativo é uma arte que surge em ambientes agradáveis, motivadores e gera no funcionário a percepção de pertencimento.
  5. A empresa deve fazer investimentos ou ter previsão de verbas para viabilizar a implantação de ideias criativas dos grupos de trabalho.
  6. A inovação é fruto da criatividade, mas deverá ser estimulada por ações gerenciais, promovendo um gerenciamento participativo e com iniciativa.
  7. A sua empresa permite o uso de tempo no trabalho para as reuniões de criatividade?
  8. O ambiente de trabalho positivo deve ser um fator preponderante, assim como o relacionamento vertical com a liderança.
  9. Como são tratados os erros, possíveis acertos ou pequenas falhas no desenvolvimento de projetos criativos?
  10. A liderança da empresa acompanha o desenvolvimento dos projetos alinhando aos objetivos e metas empresariais?
  11. Sabemos que muitas vezes um desvio (erro) pode nos levar a um caminho de sucesso; Isto é bem tolerado e aceito na empresa, não gerando punições?
  12. O sucesso do passado não pode servir como fator de acomodação e tranquilidade para o presente, tornando-se um risco para o futuro.
  13. Qual o percentual de verba do faturamento que a empresa destina para os projetos de INOVAÇÃO?
  14. É fundamental estar constantemente com a visão e conhecimento do seu mercado interno de consumo e suas necessidades futuras, INOVANDO seus produtos.
  15. O que mantém a longevidade da empresa ou negócio é o atendimento das necessidades existentes através dos produtos e serviços, portanto a empresa deverá acompanhar a sua posição no mercado.
  16. O sucesso do passado não garante o presente, e no futuro as necessidades de mercado podem sofrer modificações constantes. O cliente é um alvo móvel.
  17. Ter a mentalidade de desapego facilita criar uma visão de mudanças e melhoria contínua.
  18. A empresa deve no seu processo de recrutamento e seleção procurar pessoas com traços de personalidades favoráveis a CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO para a futura contratação.
  19. A consolidação da cultura de inovação fica evidente quando todos os funcionários adotam o programa de forma espontânea e consciente, sendo um fator de motivação e retenção na organização.
  20. Um dos fatores que mais motivam os funcionários é o apoio e incentivo da gestão direta, assim como o orgulho de ver sua ideia ou projeto implantados no processo da empresa.

PARA A EMPRESA SE DESENVOLVER EM CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO, ALGUMAS TÉCNICAS E POSTURAS GERENCIAIS PRECISAM SER ADOTADAS, A SABER:

  • Adotar melhoria contínua (Kaizen) nos seus processos e seu gerenciamento.
  • Ter seus executivos voltados para o modelo participativo de gestão e incentivando a iniciativa através da liderança democrática.
  • Prever e disponibilizar recursos humanos e financeiros para o desenvolvimento da INOVAÇÃO.
  • Contratar e desenvolver talentos e criar um ambiente positivo para a INOVAÇÃO.
  • Foco no cliente e comunicação plena com o mercado.
  • Estar constantemente treinando os funcionários em métodos criativos.
  • Treinamento em técnicas de reuniões facilitam a sinergia e a criatividades dos participantes.
  • Gerenciamento da equipe de forma adequada respeitando o ser humano e com equilíbrio emocional em um ambiente favorável com justiça e benevolência leva a empresa ao sucesso.
  • Empresas de sucesso tem excelente gestão e conta com liderança preparada e competente, com respeito ao ser humano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Este artigo foi escrito com a finalidade de desmistificar que CRIAR E INOVAR é um ato ou ação que acontece de forma simples e espontânea, mas conforme descrito acima, podemos perceber que trata-se de conjunto de atividades necessárias para seu acontecimento e sucesso.

Este post vem da experiência em desenvolvimento de administração participativa através de pequenos grupos de melhoria contínua e inspirado pelo trabalho desenvolvido pela empresa 3M do BRASIL com  seus executivos – Luiz Serafim – Head de Marketing  e Camila Cruz Durlache – Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.

Prof. Luiz Carlos Gianello. Vem de atuação na Volkswagen do Brasil – São Bernardo nos programas de Qualidade Total e Círculos da Qualidade e atualmente na Universidade de São Caetano do Sul (USCS)

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