Nesta semana em que se comemorou o DIA NACIONAL DA INOVAÇÃO, convocamos vários amigos a se manifestarem a respeito da importante data e também todo o apelo da Ciência, Tecnologia e Inovação que é discutido e debatido anualmente nesse mês de outubro. Veja www.mctic.gov.br.
Novamente e com muita honra, temos aqui no blog a presença desse grande amigo e parceiro de longa data, o Professor Luiz Carlos Gianello.
Atendendo nossa solicitação, Gianello nos enviou esse importante artigo focando as questões da Liderança Inovadora. Vamos ao artigo:
Existe liderança inovadora ou liderança adaptada as mudanças sociais, culturais ou comportamentais diretamente influenciada atualmente pela crise sanitária.
É de conhecimento de todas as pessoas que militam nas organizações, e já viveram alguns anos submetidos a uma estrutura hierárquica onde existe um elemento responsável para gerir e acompanhar o seu trabalho com as mais diferentes nomenclaturas, pois não está normalizado pela ABNT, ficando assim condicionada a CULTURA da empresa.
Vou recordar para você as mais diferentes titulações que conheci: CEO, Presidente, Diretor, Superintendente, Gerente, Chefe de Seção, Chefe de Grupo, Mestre, Feitor, Coordenador, responsável por células produtivas, Capataz (empresas agrícolas), estas e outras denominações tem em sua essência um fator preponderante a SUBORDINAÇÃO.
Gostaria de fazer uma alerta ou um questionamento, quantos dos elementos que ocupam os cargos acima referenciados estão devidamente preparados para exercer o papel de LÍDER ou exercer a LIDERANÇA de forma competente ou pelo menos respeitando o ser humano que está sob seu poder hierárquico.
Hoje temos uma vasta literatura sobre Liderança e os meios informatizados trazem o que hoje falamos em coaching ou “case” de sucesso das grandes empresas, mas pergunto: o indivíduo foi analisado, testado, avaliado e medido na sua capacidade de lidar com o ser humano e seu equilíbrio emocional, sua ética e outros valores importantíssimos para exercer este magnífico papel nas estruturas empresariais?
Desde que fui orientado na última empresa que trabalhei a desenvolver e aplicar o modelo de gestão participativa através das técnicas de trabalho em grupo, percebi que os resultados são efetivamente mais produtivos e motivadores, trazendo benefícios para a empresa assim como integração e pertencimento ao funcionário.
Assisti no You Tube uma apresentação de uma empresa considerada referência em desenvolver liderança inovadora que me inspirou a escrever este artigo e no final passarei a referência.
Estou passando parte da minha experiência em aplicar Administração Participativa através de pequenos grupos e o aprendizado que pesquisei na internet e vamos falar sobre:LIDERANÇA INOVADORA:
Como fomentar a cultura da inovação e criatividade nos modelos de gerenciamento de pessoas.
Lembrando: “INOVAR É CRIAR VALOR “
Mas, o que é Inovar? INOVAR É UM PROCESSO QUE CONSISTE EM VOCÊ OU SUA EMPRESA CRIAR OU RECRIAR PRODUTOS, PROCESSOS OU MERCADO DE CONSUMO , TER UMA FILOSOFIA DE MELHORIA CONTÍNUA ATRAVÉS DOS TALENTOS HUMANOS BEM ADMINISTRADOS.
CULTURA DE INOVAÇÃO, como desenvolvê-la? Veja nossa resposta a seguir:
10 Passos para desenvolver uma cultura de inovação em seu negócio.
- Fazer com que todos os funcionários entendam o que é inovação.
- Mapear as oportunidades internas e externas, definindo as áreas prioritárias ou a situação do mercado ou clientes.
- Montar uma estrutura formal definindo as áreas e os profissionais que irão participar do comitê de inovação.
- Transformar a inovação em um processo metodizado, facilitando os funcionários a incorporar no dia a dia o espírito e filosofia do método.
- Mapear as adjacências do novo projeto verificando possíveis interferências em outras áreas ou processos.
- Ter o foco bem claro, discutido e em consenso com o grupo de trabalho.
- Fazer uma análise criteriosa da inovação comparando o antes e o depois, mensurar e avaliar os resultados.
- Implantar ou acompanhar a implantação até a incorporação total da inovação da nova situação.
- Definir a forma de comemoração dos resultados com a equipe e seguir com os novos projetos.
- Ter em mente que não há necessidade de reinventar a roda novamente. Buscar informações, experiências vividas, visitar novas e modernas empresas que irão trazer ao grupo ideias brilhantes.
Algumas considerações importantes a saber:
– Entender o que é valor para o seu cliente.
– Reduzir os riscos dos projetos elaborando análises criteriosas.
– Alguns projetos deverão ser abandonados frente a novos acontecimentos ou em função de novas premissas.
– Definir quais métricas ou resultados financeiros são relevantes para a empresa.
Condições favoráveis para o sucesso do programa de inovação
* Criar um ambiente favorável para a criatividade.
* Existir ou desenvolver uma cultura empresarial que estimule a participação.
* Oferecer aos funcionários treinamentos, conhecimentos ou estímulos relacionados ao tema.
* A criatividade tem melhores frutos quando existem várias pessoas com diferentes formações ou especialidades.
* Estimular a formação de equipes heterogêneas ou mistas na organização
* Técnicas de participação em reuniões potencializa os resultados.
Concluindo, a experiência diz que a forma mais eficiente e eficaz de implementar o programa é o incentivo por parte da liderança direta aos operacionais. Apoiados e incentivados pelas suas respectivas gerências
Como pode ser facilmente percebido a inovação não acontece por acaso ou determinação ou decreto, é um aprendizado constante que envolve desde a alta direção até as atividades mais simples da empresa, e para isto os modelos de gestão deverão privilegiar a parte mais importante das empresas: o SER HUMANO.
A produção deste artigo foi estimulada a partir de apresentação de um vídeo da empresa 3M com o título LIDERANÇA INOVADORA DE SEU EXECUTIVO DE MARKETING, somando a nossa experiência em gestão participativa com pequenos grupos no ambiente empresarial.
Autoria: Prof. Luiz Carlos Gianello, Universidade de São Caetano do Sul – outubro 2021.
Introdução e ilustrações: Getulio A. Ferreira