1852 – Vale a pena PLANEJAR – De volta ao futuro!

Nosso primeiro post de 2022, este de número 1.852, não poderia deixar de insistir nesta velha e oportuna prática, o PLANEJAMENTO. Tão fácil de falar e não tão fácil de ser estruturado e executado. Esta visão didática é muito clara no método do PDCAPlanejar (o que e como), Desenvolver o plano (executar), Controlar e gerenciar os pontos ou variáveis fundamentais e Agir no conjunto da obra em termos de desvios, não conformidades e aplicação de melhorias nos processos (Kaizen – Inovação).

Ao longo de décadas, como aconteceu no ocidente e também no Japão, a implantação do método (W.E.Deming – Out of the Crisis) nunca foi fácil – sempre ouvindo as lamentações: dificuldades com a força de trabalho, não temos tempo, treinamento é caro, estamos “atolados” de trabalho… entre várias outras desculpas.

A figura a seguir, (já mostrada aqui no Blog) nos dá uma visão muito clara das reflexões e ações que devemos empreender na prática do Plano e Execução dos trabalhos prioritários da organização – Observe: Na figura 1 vemos o que normalmente é percebido na maioria dos nossos empreendedores. Neste final de 2021 um amigo empresário me disse ter achado o famoso “baú das moedas de ouro”, ou seja uma grande ideia para 2022, tão boa que não seria necessário fazer nenhum planejamento – SWOT, nem pensar! Ainda, segundo ele é só usar o “gogó” e ficar milionário – “vende igual água” segundo este meu amigo.

Bem… aí vem a realidade, como já aconteceu nas últimas décadas. Podemos dizer que uma coisa é a motivação e o entusiasmo, e a outra coisa é o pleno conhecimento da realidade. Será que tudo será assim tão fácil? Por que as coisas deram errado nas últimas vezes, que também eram “tiro e queda”?

Estas duas figuras foram inspiradas por outras encontradas na internet e por serem tão claras e verdadeiras fizemos uma readaptação das mesmas para o nosso post.

2022 será um ano típico da conjugação de desafios residuais de 2021 (Pandemia, desemprego, poder de compra, PIB, mudanças climáticas entre outros) e ainda os próprios desafios de 2022: Novas variantes da Covid19, Copa do Mundo, Eleições, mudanças tecnológicas exponenciais x falta de gente capacitada, conflitos regionais em todo o mundo… Será que não compensa PENSAR e PLANEJAR visando minimizar os efeitos danosos de todas as variáveis citadas?

As dicas acima são demasiadamente importantes para que sejam ignoradas. Prever melhor, mesmo com os desafios conhecidos e não conhecidos, é importante para que possamos enxergar mais longe e possamos também chegar ao nosso destino (Objetivo planejado).

Portanto, quando você definir suas metas para 2022, lembre-se de Provérbios 16:3, “Consagre ao Senhor tudo o que você faz e os seus PLANOS serão bem-sucedidos”.

FELIZ 2022

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *