Nosso foco neste post é a tarefa de Identificar e Solucionar Problemas, e ao mesmo tempo refletir sobre desdobramentos dessa nobre tarefa do gerente da organização. A visão sistêmica dos processos, procedimentos e metas/objetivos estabelecidos são partes do método e exigem do gestor o seu domínio e aplicação tanto na solução como também na prevenção dos problemas.
Nossa missão está consolidada no QIP, ou seja, nos fundamentos da Qualidade, Inovação e Produtividade – Ou seja, é tudo que queremos para o sucesso da organização/empreendimento.
Iniciamos nossa reflexão com esta citação do nosso Guru, Prof. Vicente Falconi, membro da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ, reavivando nossa memória quanto a responsabilidade da solução de problemas. Simples e Direto:
Aqui devemos unir pessoas envolvidas no problema buscando o COMPROMETIMENTO com a busca de soluções através do método e das ferramentas aplicáveis (Ver as 7 ferramentas da Qualidade). É sempre bom lembrar, “O chefe manda, o líder motiva!”
Afinal, o que caracteriza um problema?
Aqui, fica claro que o problema está ligado a diferença entre o prometido (padrão, meta, objetivo) e o efetivamente realizado ou em processamento.
Para um melhor entendimento recorremos ao Método PDCA, destacando no quadrante do C (Controle) o gerenciamento das variáveis principais dos processos estabelecidos na produção da organização, seja bens duráveis ou serviços. Nesta abordagem, evidenciada pela figura abaixo) podemos contextualizar os problemas em várias formas e situações, todas relacionadas com a busca da melhoria da produtividade e lucratividade/resultados da organização. A ação gerencial vale para empresas privadas e organizações públicas pois os problemas, desvios, perdas, ocorrências, etc, estão em todos os lugares. Dando prosseguimento e concluindo nossas considerações no tema em pauta, temos a ação concreta sobre como solucionar problemas, liderados de forma clara e metodológica pelo gerente e seus colaboradores.
O detalhe importante nesta fase é a separação clara entre Efeitos Indesejáveis (Problemas) e o Sistema de Causas, evidenciando a ação nessas causas (itens de verificação) para possibilitar a redução ou eliminação completa dos problemas (itens de controle).
Finalizando, apresentamos um conjunto de atitudes que se destacam em comparação ao que podemos chamar de problema comportamental do gestor em 3 dimensões, O competente que atinge os resultados objetivados, o Incompetente que não atinge o que foi combinado e o Metacompetente que vai além dos resultados planejados, em especial o Kaizen/Inovação.