KAIZEN – Compromisso de todos. Está lá na ISO 9001-2015. É parte fundamental do método PDCA, transformando de Ciclo para Espiral do PDCA, onde cada giro pode ser incrementado com a melhoria aplicável e contínua. A figura em questão foi obtida em pesquisa na internet e ainda não identificamos o autor dessa arte genial.
Ao referenciarmos o KAIZEN e consequentemente o PDCA não podemos deixar de republicar aqui no nosso Blog Gestão& Resultados o quadro explicativo do método. Vejam a seguir:
Observem a caminhada no método (meta: direção + hodos: caminho) até chegar ao momento da melhoria contínua. Saindo do P – O que o mercado/cliente precisa? O que podemos produzir para fidelizá-lo? D – Desenvolvimento do processo de produção com a gestão da qualidade no modo “in process” e em seguida o gerenciamento dos indicadores fundamentais no quadrante C, não esquecendo da importante citação dos gurus da Qualidade: O que não se mede, não se gerencia.
É bem provável que tenhamos que atuar no processo caso haja algum desvio, ou mesmo não havendo, teremos que atuar em melhorias (oportunidades) e nesse caso nada melhor do que colocarmos nossas cabeças para levantarmos BOAS IDEIAS (Kaizen). O passo seguinte volta ao P com modificações para melhor, ou seja, chegamos a um novo patamar que certamente irá afetar positivamente o desempenho da organização junto ao mercado, e assim, novos ciclos virão.
No KAIZEN, todas as ferramentas de gestão da Qualidade são bem vindas: Clic KJ (Diagrama de Afinidades), 7 ferramentas da Qualidade, Gestão dos Indicadores, 5W2H, Matriz SWOT para auxílio à análise de Riscos e também de Oportunidades de Melhorias, entre outras ações.
Voltando ao início do Post: Todo esse processo tem um importante e definitivo fator: A capacidade do SER HUMANO nas transformações requeridas. Concorda?
Concluindo, apresentamos parte do texto da ISO 9001-2015 que dispõe sobre Melhoria – Veja: