1.895 – OS 5 PRINCIPAIS DESAFIOS DAS EMPRESAS PARA O FUTURO PRÓXIMO

Do nosso colaborador, Prof. Luiz Carlos Gianello – São Bernardo do Campo SP.

“O Blog Gestão e Resultados do amigo Getúlio está dando a oportunidade de externar minha opinião sobre a visão futura das organizações em seus aspectos mais nobres, entendendo que sob a essência do capitalismo, a empresa existe para oferecer seus produtos e serviços ao mercado e ter resultados positivos em todos os seus aspectos sociais, ambientais e financeiros.”

Definição de empresa:

EMPRESA é um organismo econômico que reúne os três fatores existenciais da produção, para os economistas (terra, capital e trabalho), para a ciência da administração (os recursos humanos, recursos naturais ou insumos e capital) produzindo o atendimento de uma necessidade da sociedade (consumo) objetivando a   sua satisfação e procurando a justa remuneração do capital investido (empreendedor), buscando uma rentabilidade acima de qualquer outro investimento com risco calculado.

Vamos aos DESAFIOS:

1 –  VISÃO AMPLA DO CLIENTE

Ele é a razão da existência de qualquer organização/empresa na sociedade moderna que deve visar o atendimento de todas as suas necessidades. Quantos  itens de sobrevivência adquirimos no período de um mês? (veja sua lista de supermercado). A sociedade moderna praticamente, não elabora mais nada para o seu consumo, ela compra.

Portanto a empresa, cada vez mais, deve manter 24 horas por dia seu radar em análise constante das necessidades atuais e futuras de seus clientes, compreendendo seu comportamento e tendências.

Reforço do desafio: Criar e manter clientes satisfeitos e “encantados” com nossa empresa.

2 –  ECONOMIA CIRCULAR

Pensando na economia circular, o desafio será o de administrar o uso das matérias primas (meio ambiente ESG – Enviromental, Social and Governance) buscando fontes renováveis e alternativas e cuidar da logística reversa. Tudo isto está dando um grande diferencial na conscientização dos consumidores. A população já está de olho em empresas desatentas.

Reforço do desafio: Estude e aprofunde-se no tema ESG e prepare-se para uma nova realidade na produção e consumo.

3 –  O SER HUMANO

No contexto existencial de uma empresa, o ser pensante é o HOMEM, com seu comportamento, sentimento, percepção, ódio, raiva, amor, relacionamentos e tudo aquilo que que faz parte intrínseca de sua natureza. Segundo alguns estudiosos, a felicidade traz produtividade.

As empresas devem por obrigação cuidar deste fator humano, a tecnologia pode avançar o quanto for possível, mas não substituirá a criatura divina.

Quanto mais feliz for um funcionário no relacionamento com sua empresa através de um ambiente positivo com seus pares e sua liderança, mais produtivo ele será.

Reforço do Desafio: Elimine o “manda quem pode, obedece quem tem juízo” e institua a Liderança.

4 –  COMPETÊNCIA DA LIDERANÇA

Todas as empresas deveriam eliminar suas lideranças incompetentes (chefes), tóxicas ou despreparadas de suas estruturas formais, falar de liderança competente seria desnecessário se não tivéssemos tantos idiotas em posição de comando, jamais uma empresa deveria promover ao cargo de comando pessoas que não gostam de trabalhar com pessoas e este talento deve ser comprovado por testes psicológicos antes da promoção e eliminando sumariamente os péssimos gestores.

Reforço do Desafio: O futuro será cada vez mais inovador e produtivo sob a batuta de verdadeiros líderes.

5 –  CONSCIENTIZAÇÃO – Educação e Treinamento

Conscientizar todos os funcionários de que eles fazem parte de um sistema e ressaltar a sua importância independente do cargo e função (se o limpador do banheiro faltar uma semana todos perceberão sua importância) e que todos fazem parte do grande sistema empresarial.

O sistema envolve a cadeia de fornecedores, todo o processo produtivo ou serviço e todos os consumidores ou clientes e suas atitudes podem causar as diferenças (uma recepcionista desatenta ou malcriada causa grandes transtornos para a empresa).

Reforço do desafio: Somos todos elos de uma corrente – um elo fraco compromete todo o conjunto. Falhas em tempos de altas tecnologias costumam ser perigosamente potencializadas.

Caros leitores do Gestão e Resultados, se uma empresa (hoje e no futuro) cuidar destes pontos, seu crescimento e sobrevivência estará, pelo menos, sendo bem administrado tornando-se apta a enfrentar as grandes mudanças que o mundo já está experimentando com as novas tecnologias.

Concluindo com um pensamento de Victor Hugo:

“O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade.”

Victor Hugo

Prof. Luiz Carlos Gianello – Consultor empresarial na área da Qualidade, Inovação, Produtividade e Competitividade. É colaborador assíduo do Blog Gestão e Resultados.

Ilustrações: Getúlio A. Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *