No final do ano anterior e no começo do ano em curso a palavra PLANEJAMENTO adquire maior importância pois antevê os grandes desafios a serem enfrentados, seja a curto, médio e ou longo prazos.
Embora pareça uma ação óbvia e rotineira, na prática a situação é outra, pois pesquisas mostram que a maioria dos gestores não tem esse hábito saudável de pensar e estruturar os seus planos. Uns falam em correria, outros acusam a falta de tempo e outras desculpas selecionadas.
Nosso amigo D’Artagnan, da Academia Brasileira da Qualidade, em seu vasto conhecimento da matéria reconhece que o ato de pensar e planejar estrategicamente costuma ser um hábito das grandes organizações. As médias e pequenas nem tanto, ou seja, precisamos mudar este pensamento.
Afinal, o que é o Planejamento?
Na visão de Peter Drucker dá para perceber a grande importância do líder no uso do método para chegar aos objetivos.
Detalhes sistêmicos da caminhada (Planejamento) – Veja
São 7 pontos fundamentais, onde chegar aos pontos 2 e 3, configura-se como ação obrigatória, ou seja, atingir os Resultados Planejados é uma ação obrigatório, porém o plano ou caminhos podem ser flexíveis.
Análise SWOT – é uma ferramenta importante para sistematizar os Pontos Fortes e Pontos Fracos da organização (contexto interno), e também as Oportunidades e Ameaças (contexto externo). O SWOT obriga os gestores e toda a equipe a pensar nos fatores que possam incrementar os resultados e também naqueles fatores que devem ser eliminados ou minimizados.
Não podemos deixar de repetir aqui a frase icônica de Carlos Alberto Júlio em seu magnífico livro, “A Arte da Estratégia”: Pense grande, comece pequeno e cresça rápido!
Encerrando com o pai da Administração, Peter Drucker