Comemorou-se no 21 de Março o DIA MUNDIAL DA POESIA. A produção poética a seguir foi recebida recentemente do amigo e colega da Academia Brasileira da Qualidade, Saidul Mahomed – Editor da Qualitymark Editora RJ. Passados um pouco mais de 2 meses, tiramos do nosso “baú das coisas boas da vida” esta preciosidade que tem como ponto central OS AMIGOS:
Vai aí uma de Fernando Pessoa dedicada aos meus amigos.
“Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade.
Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril”
Fernando Pessoa – um dos mais importantes escritores portugueses do modernismo e poetas de língua portuguesa.
Destacou-se na poesia, com a criação de seus heterônimos sendo considerado uma figura multifacetada. Trabalhou como crítico literário, crítico político, editor, jornalista, publicitário, empresário e astrólogo.
Nessa última tarefa, vale destacar que Fernando Pessoa explorou o campo da astrologia, sendo um exímio astrólogo e apreciador do ocultismo.
Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, dia 13 de Junho de 1888. Era filho de Joaquim de Seabra Pessoa, natural de Lisboa, e D. Maria Magdalena Pinheiro Nogueira Pessoa, natural dos Açores. Veja mais em www.todamateria.com.br
Ainda sobre AMIGO – Vem aí novas comemorações – Veja e agende-se!
Adoro poema, poesia e muitos textos literário. Esta poesia é nota 1000