Participação especial no nosso Gestão e Resultados do amigo, Engenheiro Robson Melo, expert nos temas da Gestão Ambiental. Vamos ao artigo do Robson para esse dia especial:
Dia Mundial do Meio Ambiente, 50 anos já se faz que a ONU – Organização das Nações Unidas – propôs ao mundo que o 5 de Junho seja para chamar a atenção do que é vital para os outros 364 dias de cada ano.
Plantar árvores; não jogar lixo fora do cesto coletor; conservar as nascentes de águas; regular o seu carro para não emitir CO2 demais na atmosfera; eliminar as queimadas; não construir nas margens dos rios e lagos; as cidades terem redes de esgotamento sanitário; também tratarem os dejetos e cuidaremdos lixões; não construir na orla das praias condomínios ou edifícios enormes, esses fazendo sombra à tarde nas praias matando a restinga, vegetação essa que dá estabilidade às praias; não construir nas encostas e jogar a culpa nas chuvas pelos desmoronamentos; não asfaltar demais e impermeabilizar as ruas das cidades, deixando a água chegar ao subsolo e ser armazenada ali; abrir espaços para jardins de chuva…
Portanto, a agenda do Meio Ambiente não é de um só dia, mas da vida toda.
Nesta agenda está também educar as crianças em bons hábitos de ecologia e humanidade, nas casas, nas salas de aulas e, principalmente, nas praças e campos, fazendo trilhas de educação ambiental; cabe também mexer com o bolso dos adultos que insistem em desrespeitar a criação com seus negócios endinheirados e agressores da natureza; cabe ainda cobrar dos vereadores, deputados, senadores, governadores e presidente do país que não basta a eles lembrar destas coisas só na hora da busca por votos.
Destaque do G&R: Obra do neto de Getulio, o artista mirim de 9 anos Bernardo Apolinário Esclauzero, ao ser desafiado pelo avô quando lhe foi perguntado o que melhor representaria uma comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Bernardo estuda no SEB – Vitória ES.
Então o dia do Meio Ambiente não é só do Meio Ambiente. É da Economia porque cuidar do meio é mais econômico, traz renda e emprego; é também da Saúde porque esgoto tratado evita doenças; e florestas em pé mantém os mosquitos e animais silvestres lá onde eles são seus verdadeiros habitantes; é da Religião, porque os campos, montes e matas conservados são templo de Deus e trazem bem-estar.
Então Dia do Meio Ambiente é o Dia de Tudo, para também lembrar de evitar desperdício de energia, de alimentos e de água, para agradecer a vida… É dia de escola, é dia de prestação de contas. É dia de vacinação. Enfim, é dia para se falar com Deus.
É, portanto, o dia mais importante de todo o ano, de todos os anos e de toda a Terra, essa nossa casa comum.
Robson Melo é um de muitos defensores do Meio Ambiente. Nosso muito obrigado pela belíssima participação.
Certamente a preservação e recuperação do meio ambiente é questão vital para todos nós. O artigo do nosso amigo Robson, é perfeito. Só acrescentando, o que mais nos incomoda, e talvez seja o pior que esteja acontecendo no mundo, e particularmente no Brasil de hoje, que é a manipulação de dados estatísticos com fins eleitoreiros. Órgãos oficias de Estado apresentam dados de enorme “melhoria” em parâmetros ligados ao meio ambiente, sem citar as fontes de pesquisa, se é que elas existem ou têm credibilidade formal. As “melhorias” citadas seriam tão significativas, sem que se tenha visto ações que isto se justificasse , que o que mais fica é a desconfiança, ou mesmo a certeza de que são inúmeras “fake news” oficiais de governos, até em rede nacional compulsória, e nos seus três níveis : municipal, estadual e federal. Um desserviço ao meio ambiente e à credibilidade dos cidadão.