Nosso post de hoje tem ampla correlação com o trabalho da amiga, Enga. Mecânica – MIT76, Sônia Jordão. No seu incansável objetivo de levar o conhecimento, experiência e melhores práticas de gestão através das suas novas lives via Instagram. (@soniajordao).
Na foto, Sonia Jordão visitando o nosso Espírito Santo por ocasião do encontro de formandos da engenharia do MIT, hoje UNIVALE no ano de 2021 – 45 anos de formados.
O foco da live de ontem estava na capacidade de liderar e melhorar o desempenho das equipes, e neste momento não poderíamos deixar de reforçar a importância da postura técnica e humana dos nossos gestores líderes (não chefes). Salientamos o uso do PDCA como método interativo aproximando lideranças das suas equipes através do planejamento e visão de futuro, capacitação de 100 % dos seus liderados (não há delegação sem a capacitação e empoderamento dos colaboradores), complementando com o Controle e a Ação nos processos enfatizando a melhoria contínua (Kaizen).
Nossa experiência com as modernas técnicas de gestão no estilo Japonês nos tem mostrado que a liderança focada em resultados é consequência do seu uso tanto na estabilização da rotina como também na definição e prática das diretrizes da alta administração.
Para líderes e liderados fica o desafio de implementar os conceitos e práticas no ambiente organizacional. Essa ação prática é comandada pela liderança e método.
Não poderíamos finalizar nosso post sem deixar os ensinamentos do Prof. Falconi, nosso guru, colega e membro da Academia Brasileira da Qualidade – ABQ enfatizando a busca de resultados através da sinergia entre líderes e equipes motivadas e treinadas.
Aproveite para conhecer os trabalhos e projetos da nossa ABQ no www.abqualidade.org.br.
Palavras chaves: LIDERANÇA, EQUIPES, MÉTODO, DELEGAÇÃO, MELHORIA CONTÍNUA