Essas anotações fazem parte de uma pesquisa que fizemos em busca de novos conceitos e significados do ato criativo transformando-se em produtos e serviços Inovadores. Estivemos lá no endereço da Fantástica Fábrica Criativa, o qual recomendo aos nobres seguidores do nosso blog Gestão e Resultados.
As 5 Dicas para ser mais Criativo e Inovador são de uma leveza surpreendente e por si só já explicam pela simplicidade o caminho a ser seguido por líderes e colaboradores na organização – seja ela pública ou privada.
Nossos comentários em adição ao conjunto das 5 dicas anotadas:
1. Fazer o mesmo o tempo todo é como retornar ao passado. Saia da proteção e da comodidade e corra mais riscos, questionando o senso comum.
2. Multiplique o número de ideias – dica que nos lembra Linus Pauling: “A melhor forma de ter uma boa ideia é ter muitas ideias”.
3. Avance em outras áreas do conhecimento e aprenda coisas novas o tempo todo. Não tenha medo de enfrentar os novos desafios pois com eles você vai crescer e adquirir musculatura para os novos empreendimentos.
4. Crie um tempo especial para pensar coisas novas. Uma cabeça arejada se torna mais espaçosa para receber e trabalhar ideias criativas e inovadores.
5. Aceite as cobranças, críticas, sugestões e opiniões, mesmo aquelas que você poderia rotular de “malucas” ou insensatas. Corra o risco de ir além do Kaizen chegando ao ponto crítico da inovação através das necessidades dos clientes e suas cobranças e ou através da antecipação das necessidades dos clientes pela inovação desruptiva.
Concluindo o nosso post: “Errar, errar e errar de novo faz parte. Errar não é um problema. Sério, não é mesmo. Aliás, quanto antes você descobrir uma falha, melhor. Assim não perde tempo descobrindo essa falha mais adiante, quando consertá-la vai custar muito mais caro.
Pense na velocidade de crescimento de startups. É uma ilusão achar que tudo será perfeito e indefectível. A correção de rota é parte da evolução dessas empresas. Existe até um termo para as maiores correções, que é “pivotar”. Mas essa é uma grande mudança de cultura nas corporações, que até hoje só vêm premiando o acerto. (Mundocriativo.art.br)