Nesta semana que se finda tivemos a grata satisfação de reunirmos com o Deputado Danilo Bahiense em seu gabinete na Assembleia Legislativa do ES. Acompanhado com o amigo de longa data, Dioceles Bahiense, irmão de Danilo, abrimos nossas conversas relatando o esforço da nossa União Brasileira para a Qualidade e Inovação – UBQI-ES em fase de reestruturação e composição de nova diretoria e em adição, o trabalho que Danilo vem executando em seu mandato e tudo que se pode fazer em termos de sinergia para uma verdadeira revolução de gestão e liderança no nosso ES e em todo o Brasil através de uma nova forma de administrar e obter resultados em alto nível de desempenho.
Nosso ponto de reflexão e abertura para novas ideias foi auxiliado pelo diagrama do “Triangulo de Gestão” que cumpre procedimentos de foco no cidadão e na melhoria da sua Qualidade de Vida com racionalidade de investimentos. Podemos chamar esta equação de QUALIDADE TOTAL NO SERVIÇO PÚBLICO. Vejamos o gráfico a seguir:
São 8 grandes etapas de um modelo denominado Planejamento Estratégico Situacional onde cada uma destas etapas conecta-se com a seguinte validando liderança, esforço e resultados, sempre focando o cidadão. Este gráfico é base para vários treinamentos das equipes de governo, em especial, no caso de uma prefeitura municipal típica. Temos 78 prefeituras no ES e mais de 5.700 prefeituras no Brasil. Imagine o grande desafio que temos pela frente na busca de resultados estruturados e consistentes significando economia para o governo e melhoria para os cidadãos.
Estamos apenas começando uma nova etapa de conhecimentos, métodos, ferramentas de gestão e de liderança eficaz no ambiente do serviço público.
Liderados pelo Deputado Danilo, teremos novos encontros na ALES e também na abertura de contatos com gestores públicos interessados nesta revolução da liderança e resultados.
Estamos dando um primeiro passo mesmo sabendo que o caminho é longo, devemos nos lembrar do 1o. Ponto do Dr. Deming (do seu livro Saindo da Crise – Out of the Crisis):
Crie uma constância na melhoria de produtos e serviços
Esta ideia não é para dar lucros para a organização. E para se manter eficiente e eficaz e criar novas demandas através da inovação. pesquisa. melhoria continua e manutenção. Isso significa dedicação total a qualidade, produtividade e serviço – hoje e no futuro.
Muito bom meu prezado amigo, realmente a luta é grande. Vamos adiante!