10 pontos fundamentais para a busca da Produtividade e Compeitividade das organizações, simples não é mesmo? No entanto o resultado de sobrevivência e crescimento das organizações nos tempos atuais mostra-nos um grande desafio. Muitas empresas simplesmente morrem em pouco tempo de funcionamento.
Vamos comentar aqui os 10 pontos do quadro acima:
- Fazer diferente – Uso da criatividade e atratividade dos produtos e serviços em relação às necessidades e perspectivas dos Clientes.
- Agregar valor – Sair do modelo commoditie para um produto ou serviço com VALOR AGREGADO e isto implica em Inovação como base concreta para as ofertas ao mercado.
- Capricho no Design – No passado os veículos japoneses tiveram grande progresso no que diz respeito à sua Qualidade e desempenho (Pós guerra – anos 50). Este desempenho por si só não garantia o sucesso no mercado, e foi preciso e estratégico a contratação de designers italianos para dar o seu toque especial – Resultado: Sucesso!
- Maximimizar a Função. O que podemos fazer para ampliar a função dos nossos produtos e serviços. Veja o que aconteceu com o Celular em relação a função básica do telefone: Comunicação entre A e B. Precisamos falar mais sobre o assunto?
- Encantar o Cliente – O que podemos fazer para que a experiência do cliente com nossa empresa, produtos e serviços seja inesquecível? Como estamos usando as técnicas e métodos do Marketing Digital e seu amplo leque de ferramentas e opções inovadoras?
- Menor Custo – Produzir com menor custo tem relação direta com Planejamento, Projeto bem definido, Execução sem perdas ou defeitos, Controle de Processos, ação nos desvios, e ação nas melhorias de processos (Kaizen e Inovações) . Praticar o método PDCA é fundamental.
- Maior Qualidade – significa adotar o princípio básico da Qualidade, ou seja, não se trata de diferencial da empresa mas da própria regra do jogo. Coloque a Qualidade em primeiro lugar!
- Atendimento Alto Padrão – Empresas descuidadadas costumam não dar valor aos treinamentos e melhorias de processos no atendimento ao cliente. Esse desprezo pode custar muito caro ou seja – Perdas de Clientes!
- Confiabilidade – Trata-se da Qualidade ao longo do tempo em relação ao desempenho especificado pela empresa. A Confiabilidade gera respeito e fidelização de clientes.
- Respeito Ambiental – O mercado mudou e o mundo mudou e está exigindo novos comportamentos no que diz respeito ao Meio Ambiente, Investimentos Sociais e Governança (ESG). Este comprometimento já está sendo observado pelo mercado de forma geral. Fiquemos todos de olhos abertos e devidamente sintonizados com um novo comportamento que se torna comum em todo o mundo.
Enfim chegamos ao QIP – Resumindo as ações da QUALIDADE, as necessidades de INOVAÇÃO e a clareza da busca do caminho da PRODUTIVIDADE. Simples não e mesmo?