É muito comum nossa consultoria receber pedidos de trabalhos e treinamentos focando a questão da Motivação de pessoal. Normalmente, no contato estabelecido vem a pergunta: “Professor, estamos precisando de um treinamento motivacional para botar o nosso pessoal prá cima. Esta motivação é importante para melhorar os resultados da empresa”. Neste, caso, o nosso cliente acredita fielmente que o consultor chega, faz uma energização do pessoal, vai embora, e a empresa cresce feliz pelo resto da vida. Grande engano. Infelizmente este tipo de ação é totalmente inóquo. Os efeitos são temporários e logo logo tudo volta ao normal, ou seja, um pessoal apático, gerencia descomprometida, e resultados fracos.
É preciso entender que os resultados pretendidos passam por uma ação no sistema formando uma base para sustentar a motivação das pessoas na empresa. Ações isoladas são como chuva de verão e fatalmente vão deixar apenas leves lembranças.
Um versão simplificado do sistema, como mostrado na figura é representado pela GESTÃO E LIDERANÇA da organização com foco na Educação e Capacitação permanente (acima de 60 horas de treinamento por pessoa e por ano), determinação de OBJETIVOS CLAROS e a disciplina necessária para atingi-los. Neste modelo simplificado, a questão da MOTIVAÇÃO passa a representar um integrante normal e adequado ao processo que tem como objetivo final os RESULTADOS DE PRODUTIVIDADE. Agora sim, Motivar tem sentido!