AS 5 DOENÇAS FATAIS DA ADMINISTRAÇÃO – DEMING

DEMING – ROTINAS E DIRETRIZES

Hoje, terça feira, estivemos em uma empresa capixaba discutindo desempenho da gestão da rotina diária e também sobre projetos futuros. Inevitavelmente tivemos que lembrar e rever os ensinamentos de DEMING, o grande guru da qualidade e seus feitos no Japão e também nos EUA. Os ensinamentos de Deming caem como um luva nas empresas capixabas e também de todo o Brasil. Apesar de simples, as doenças aqui relatadas são contundentes, porém, temos também notícias boas, essas doenças podem ser tratadas com PREVENÇÃO e também com alguns remédios caseirtos, tipo bom senso, educação, capacitação, disciplina… entre outros.

W. Edwards Deming, ficou conhecido como o cientista que foi ensinar qualidade e estatística aos japoneses durante a ocupação norte-americana (porque os telefones no Japão não funcionavam direito) , abaixo nos ensina as famosas cinco “doenças fatais (ou mortais) da administração” (“the administration’s five deadly diseases”):

1- Falta de objetivos constantes.
(Lack of constancy of purposes)
Não é possível realizar um bom trabalho se os objetivos gerenciais mudam a cada instante ou não estão bem claros e divulgados. Objetivos dispersos e obscuros não comunicam absolutamente nada para a força de trabalho.
2- Ênfase em lucros imediatos a curto prazo.
(Emphasis on short term profits)
Isso é muito comum no ocidente, em que a “taxa interna de retorno” manda mais que o bom senso.
3- Sistema atual de avaliação dos funcionários que esconde uma “administração pelo medo”. Uma boa avaliação leva tempo.
(Annual rating of performance)
O desempenho é conseguido pelo medo, pelo castigo e não pela conscientização. Erros são escondidos. A criatividade é castrada.
4- Imobilidade da administração. A alta direção deve ir aos locais de trabalho para conhecer a raiz dos problemas.
(Lack of mobility of the management)
Não fiquem sentados nos escritórios com ar condicionado imaginando quais são as causas dos problemas. A ordem é sair em campo e administrar a realidade dos fatos e dados.
5- Levantamento de dados e mais dados (só números) E o intangível?
(Use of visible figures only)
Por exemplo: como posso colocar em números qual o efeito multiplicador de um cliente insatisfeito? Como podemos unir os números com as evidências de qualidade?

Parece simples não? Então vamos colocar em prática, e com certeza os clientes vão comemorar os bons resultados de produtividade da empresa. Maior qualidade ao cliente por um custo cada vez menor.

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