O BOM COORDENADOR DE PROJETOS – Em dez lições

Aplicação: Qualidade Total, ISO 9001/ISO 14001, Projeto 5S, Planejamento Estratégico, Sustentabilidade, Modernização Empresarial, entre outros

1. Ter visão do objetivo do grupo:

Saber em que direção deve caminhar o grupo. Que objetivos e metas deve alcançar. Manter constância de propósitos na busca dos objetivos e torná-los sempre claros para a equipe e parceiros. Lembrando: os objetivos são obrigatórios, mas os planos são flexíveis.

2. Entender de metodologia:

Metodologia de trabalho que faz com que o coordenador e os outros descubram as pistas concretas para chegar ao objetivo previsto.

É paciente. Entende que o processo de reflexão-ação, teoria-prática, é um processo lento.

Lembrando, MÉTODO vem do grego, META: direção e HODÓS: caminho.

3. Saber conduzir e liderar uma reunião:

Nunca fazer uma reunião sem uma pauta prévia e pessoas selecionadas para participar ativamente e com eficácia.

Cuidar para o grupo não se desviar do tema.Ter a arte de fazer perguntas para fazer a todos falarem e participarem. Saber manter-se em silêncio. Guarda seus “cartuchos” para concluir o assunto. Usar ferramentas importantes como planilhas, gráficos, informações técnicas e técnicas de apresentação para melhor entendimento dos assuntos.

Anota as idéias mais importantes (ata de reunião/registros), e as retoma na conclusão.

4. Ser bom cobrador ou “controller”:

A cobrança desperta senso de responsabilidade. Faz o grupo levar a sério as decisões tomadas. A cobrança é o “C” do método PDCA (Plan, Do, Check, Action), e é vital para o sucesso dos planos e procedimentos estabelecidos.

5. Saber controlar o tempo:

Cronometrar o tempo para as diversas partes da reunião. Avançar no horário só com o pedido e a aprovação do grupo.

Dar exemplo de pontualidade e começar na hora marcada, mesmo com poucos membros. A insistência na pontualidade cria ambiente de seriedade e responsabilidade.

Problemas mais complexos devem ser resolvidos fora da reunião através de delegação da atividade, prazos e expectativas de solução. Recomenda-se o uso do método do 5W2H.

6. Ter boa capacidade de organização:

Planejamento, acompanhamento e avaliação crítica. Nunca trabalhar sozinho, sempre em equipe: decisões devem ser tomadas em grupo e as funções devem ser distribuídas e cobradas.

7. Saber despertar novas lideranças:

O coordenador deve saber despertar novas lideranças. Ter capacidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Em vez de trabalhar por 10, faz 10 trabalharem.

8. Dar testemunho de vida coerente:

O líder arrasta os outros mais pelos exemplos de vida do que pelos conhecimentos teóricos e práticos que possui. O coordenador líder é diferente daquele modelo de chefe que todos já conhecem do “manda quem pode, obedecer quem tem juízo”.

9. Ter empatia:

Deve sentir quando alguém está sendo deixado de lado e não está participando. Deve ser sensível a tudo o que acontece no grupo. Os bate-papos fora das reuniões são muito importantes para isso. O coordenador, deve portanto, ser capaz de aglutinar e promover a sinergia entre as pessoas. Empatia é a capacidade do coordenador se colocar no lugar dos seus colaboradores e ver a situação do ponto de vista deles.

10. Ser entusiasmado:

O entusiasmo é uma energia contagiante e traz consigo o DNA da vitória. Sem entusiasmo chegar ao objetivo é uma tarefa quase impossível. Invista nesta energia.

Fonte: pjcristo.com

Adaptações e ilustrações: Getulio A. Ferreira

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