Nossa busca por resultados e experiências de gestão nos levou a cidade mineira de Ipanema que fica a 305 km de Vitória. Nossa viagem foi planejada e executada via Colatina, Aimorés e finalmente Ipanema. Nosso objetivo conjugou lazer e trabalho nesta belíssima região mineira que possui grande integração com o povo capixaba em termos turísticos e também comerciais. Fizemos duas visitas técnicas, uma delas na Capil Vida e outra na Prefeitura de Ipanema. Vejam a seguir:
CAPIL VIDA – Nossa presença em Ipanema teve momentos muito interessantes e um deles foi a visita técnica na empresa CAPIL VIDA, que é uma cooperativa de laticínios que atende a toda a região no entorno do município de Ipanema. Fomos recebidos pelo Sr. Ruy Gonçalves Rodrigues, que é o vice presidente da empresa e também pelo Sr. Ricardo Santana Paes que é o responsável técnico da área industrial/produção. A Capil é uma empresa com mais de 40 anos de existência colecionando grandes resultados e investindo permanentemente na qualidade dos produtos e serviços aos clientes. Atua, além de Minas Gerais nos mercados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
PREFEITURA DE IPANEMA – Outro destaque foi a visita ao prefeito, Dr. Júlio Fontoura que vem desenvolvendo um trabalho revolucionário na cidade de Ipanema, tendo inclusive, recebido recentemente um significativo reconhecimento na área da gestão pública.
GESTÃO FISCAL FIRJAN Informações do site da prefeitura: Entre os 820 municípios mineiros avaliados pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal – IFGF, Ipanema foi classificada em 20º lugar. Recebendo três conceitos A (melhor pontuação) e nenhum conceito D (pior pontuação) nos três quesitos avaliados, Ipanema está em uma posição privilegiada, passando à frente de municípios mais desenvolvidos da região como Governador Valadares, Ipatinga, Manhuaçu e Caratinga. A capital Belo Horizonte ocupa o 78º lugar.
O melhor quesito na avaliação do Município de Ipanema, alcançando a nota máxima, foi o tópico investimentos. Para o Instituto de Pesquisa e Estudos Econômicos, a administração pública de Ipanema, investiu muito bem e corretamente os recursos.
Para o prefeito de Ipanema, a pesquisa representa um reflexo das políticas públicas deste governo. Gastar bem, atingindo a coletividade e não favores políticos. Gastar sem endividar-se. Aplicar de forma honesta e transparente os recursos públicos. Essa sempre foi nossa filosofia de trabalho. E agora somos reconhecidos pelo Tesouro Nacional pelo bom trabalho que estamos realizando, explica o prefeito.
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo anual do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde. Ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país. As regiões Sul e Sudeste concentram os municípios com melhor qualidade de gestão fiscal, com 81 cidades entre as 100 melhores do Brasil.
Em sua primeira edição e com periodicidade anual, o IFGF traz dados de 2010 e informações comparativas com os anos de 2006 até 2009. O estudo é elaborado exclusivamente com dados oficiais, declarados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional.
OBRAS E PROJETOS A prefeitura de Ipanema vem investindo sistematicamente em projetos de incentivo ao turismo como é o caso da Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala, refúgio do Muriqui, o maior macaco das Américas. Destacam-se também as obras de modernização dos espaços públicos, vias de acesso e praças públicas.