EDUCAÇÃO AJUDA NA ECONOMIA DE ENERGIA E ÁGUA
Fonte: www.uol.com.br – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) estima que economias na ordem de 30% de água e 50% de energia podem ser obtidas praticamente sem investimento algum. O “incentivo às mudanças de comportamento, diz a entidade, é suficiente para alcançar a maior parte destes objetivos.
Em outras palavras, educação?, questionou o UOL. Sim. Educação, respondeu o executivo da ONU durante o lançamento, nesta segunda-feira (18), de uma iniciativa com o objetivo de reduzir os níveis de poluição, melhorar a eficiência de recursos e reduzir os custos de infraestrutura em cidades do planeta.
Intitulado Iniciativa Global para Cidades Eficientes no Uso de Recursos, o programa está aberto à participação de cidades com mais de 500 mil habitantes e espera receber a adesão de 200 metrópoles até 2015.
Estima-se que 80% da população mundial estará concentrada em cidades até 2050. Segundo projeções da ONU, essa nova onda de urbanização deve resultar em mais 3 bilhões de pessoas morando em cidades num período de apenas 80 anos, especialmente na África e na Ásia.
As áreas urbanas, que ocupam 3% da superfície da Terra, respondem por 50% de todo o lixo, geram de 60% a 80% de todas as emissões de gases de efeito estufa e consomem 75% dos recursos naturais.