Participei ontem de um seminário sobre a NCM – ou seja, a importância da NOVA CLASSE MÉDIA, que é um volume estupendo de novos consumidores com ganhos na faixa de de 2.500 reais, também chamada de classe C. O seminário, promovido pelo Sebrae ES, realizou-se no Teatro da UFES, totalmente lotado de jovens empreendedores, direção do Sebrae ES e autoridades capixabas. Foi um grande sucesso.
Renato Meirelles da Data Popular traçou, através de inumeras pesquisas, o perfil deste segmento brasileiro que hoje é considerado mais rico do que 62% da população do mundo, exceto EUA. Entre vários outros gráficos das pesquisas realizadas, Renato cita que nos ultimos 10 anos, mais de 40 milhões de brasileiros ascenderam à classe média.
Outro ponto importante observados nos últimos anos foi que o aumento da participação da classe média nas estatísticas não reduziu os percentuais da classe alta, muito pelo contrário. O que ocorreu foi a migração das classes D e E para a Classe C. Hoje (dados de 2011) os percentuais estão da seguinte forma: Classes A e B (8,0 + 3,2%) – Classe C ou Classe Média (53,9%) e Classes D e E (31,1 + 3,8%).
Concluindo sua palestra Renato alertou para o fato da importancia da Mulher nas decisões familiares de compra demonstrada pelas pequisas do Data Popular que também foram amplamente divulgadas na mídia nacional.
Na visão geral os numeros apresentados nos levam a uma postura otimista em relação às grandes oportunidades que estão sendo evidenciadas em todo o país, apesar da grande divulgação das crises e pertubações econômicas mundiais, que no contexto estratégico são AMEAÇAS, mas podem ser amplamente entendidas como OPORTUNIDADES.
Hoje vi uma postagem do amigo Zeca Melo, diretor presidente do Sebrae RN que muito me chamou a atenção em termos do otimismo e empreendedorismo que acabamos de relatar a partir dos números das pequisas do Renato. Zeca chama a atenção para o video que relata a experiência novadora no setor de Lan House. Está no: https://www.youtube.com/watch?v=1-5WXY0SGZk&feature=youtu.be&hd=1. (clique no link e veja o filme)
Estes dois pontos coroam os resultados da Pesquisa Gallup que aponta o brasileiro como sendo o povo mais otimista do mundo, e isto é muito bom pois segundo os especialistas o OTIMISTA – estuda mais, acredita mais nas oportunidades, empreende mais e são mais consumidores do que os otimistas.
Os desafios continuam sendo desafios, o que pode nos impedir é nossa baixa disposição de mudar e investir nas boas possiblidades que estão ao nosso alcance. Vamos em frente!