Vivemos o momento de decisões políticas nos mais de 5.500 municípios brasileiros, e as questões que envolvem as Políticas Públicas e sua Gestão estão sendo colocadas em discussão, ou pelo menos, se não discutidas estarão sendo “informadas” pelos milhares de candidatos que se apresentam com todas as soluções possíveis e impossíveis.
A questão fundamental, e que também nos preocupa, numa análise mais coerente e profunda, é a preparação dos futuros gestores para este ambiente complexo da administração pública considerando que os problemas também são imensamente complexos. Nos municípios do interior as questões mais importantes estão relacionadas com a Segurança, Saúde e Emprego e Renda, principalmente (as pesquisas mostram este quadro em quase todos os locais pesquisados). Infelizmente, o item Educação não tem se mostrado prioritário pela população pesquisa e este é um novo estudo que precisamos fazer, com certeza.
Nas capitais, destacamos a inclusão de um novo tema: MOBILIDADE URBANA (melhor seria, a falta da mobilidade), item que sugere e exige grande capacidade de planejamento, engenharia, obras e soluções caras em termos de novos investimentos em rodovias, portos, aeroportos, viadutos e outras obras emergenciais. Em contrapartida número de veículos licenciados nos Detrans cresce a cada mês, a ponto de provocar cenas como a da foto acima. As capitais, principalmente, estão estagnadas – o número de veículos cresce mas as ruas continuam as mesmas de sempre.
Aqui em Vitória ES, a situação piora a cada dia, e as soluções continuam em ritmo lento, a exemplo da reforma da Av. Fernando Ferrari que se arrasta a vários anos e que na sua essência ainda não é uma solução definitiva. Outros problemas se somam em termos de engenharia de trânsito, educação dos motoristas e planejamento de tráfego.
A gestão pública está exigindo uma nova postura técnica, política e inovadora, que será de fundamental importância para o futuro das cidades, em especial, as grandes cidades, caso contrário teremos que arrumar as malas e voltar para o interior, lembrando aqui o célebre livro de Faith Popcorn – O Relatório Popcorn, escrito a mais de 20 anos – de repente, será mais seguro e qualitativo morar nas florestas…
Um comentário em “QUALIDADE DE VIDA – desafios da nova gestão pública”