CRIATIVIDADE, o combustível da inovação

Vamos falar hoje,  mesmo que muito rapidamente sobre a CRIATIVIDADE. A inspiração do tema surgiu durante a visita aos estandes da 9ª. Semana de Ciência e Tecnologia, promovida pela SECTTI, e seus parceiros e apoiadores, que vai até o final da semana na praça do Papa – Imperdível.

Comecei a pensar no tema e inevitavelmente fazendo comparações entre o passado, presente e futuro vendo ali na feira tantos produtos, soluções e projetos que desafiaram e ainda desafiam o ser humano na sua eterna busca de conquistar o novo, o diferente e a eficiência e eficácia dos projetos, processos e produtos.

O termo CRIATIVIDADE está ligado ao ato de criar algo. A palavra criatividade vem do latim creatus, que significa criar, do verbo infinitivo creare. E, de acordo com o dicionário Houaiss, criatividade pode ser definida como “a qualidade ou característica de quem […] é criativo; inventividade; inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar”. O dicionário Aurélio define criatividade como “capacidade criadora, engenho, inventividade; capacidade que tem um falante nativo de criar e compreender um número ilimitado de sentenças em sua língua.”

A criatividade, portanto, é uma faculdade que pertence a todos nós, então podemos perguntar, por que precisamos dela?

Trabalhando mais de uma década com os Círculos de Controle da Qualidade, os famosos CCQ’s na antiga Cia Siderúrgica de Tubarão, aprendi com aqueles rapazes criativos dos grupos, alguns motivos simples para usar a Criatividade – vejamos: 1. Não há nada que não possa ser melhorado, 2. A necessidade faz o “sapo pular” 3. Há sempre um jeito mais fácil de fazer as coisas com melhor resultado. 3. Existe um desejo nato de entender e fazer coisas de uma forma diferente e divertida (o trabalho em si é muito chato). 4. 50% das vezes, nós podemos mudar, criar e inovar sem aplicação de grandes recursos financeiros, apenas aproveitando o que já existe. 5. Se o “chefe” apoia, poderemos conquistar o mundo! Vamos ficar nesses 5 tópicos para o resumo da ópera.

Existem algumas outras situações muito particulares que são muito interessantes. Sou uma pessoa extremamente tímida, embora os amigos não acreditem. A timidez provoca a introspecção, e daí o isolamento, e então vem a pergunta: como posso comunicar com o mundo? Nesta aflição e pressão psicológica, veio a saída: O desenho artístico, depois o técnico e por fim a formação em engenharia e mais tarde especialista em gestão e palestrante, ou seja, a necessidade fez o “sapo pular”. Minha criatividade no desenho foi a saída para um problema sério de comunicação com o mundo, e assim a evolução caminhou quase que naturalmente, embora com muito sacrifício.

Afinal, de vêm as ideias. Não sabe de onde virá sua próxima grande ideia? O livro ADAPTE-SE OU MORRA da Fast Company – revista norte-americana que há mais de 10 anos se dedica a estudar a maneira como as pessoas inteligentes pensam e trabalham, cita algumas dicas muito interessantes sobre o assunto. Vamos às dicas:

Segundo Evan I. Schwartz, autor de Juice: The Creative Fuel That Drives World-Class Inventors, diz que a busca pode ser mais simples do que você imagina. Ele afirma que os produtos novos surgem a partir de uma destas quatro categorias:

O aperfeiçoamento de um produto já concebido. Você toma um conceito já existente e o aprimora.

O reconhecimento de um desejo latente. As pessoas não sabiam que precisavam de um Walkman até a Sony inventá-lo (o mesmo princípio se aplica a dezenas de produtos interessantes, como o projetor multimídia, freio abs, etc.)

Algo pelo qual o mundo vem clamando. Pense na lâmpada, nos aviões e nos celulares (em em todas as necessidades que vem provocando o pulo do sapo!!!). Foi o caso do forno de micro-ondas, do laser e do Post it.

A simples compreensão de como ocorrem as descobertas revolucionárias poderia acelerar o processo criativo, resume a Fast Company.

Para encerrar o post, temos um novo desafio: Como transformar a CRIATIVIDADE em INOVAÇÃO ? Para responder esta questão é necessário que nossos leitores e leitoras estejam lá na Semana de Ciência e Tecnologia, onde estaremos (Getulio e Iomar Cunha)  a partir de 17:30h, no pavilhão do MOVIMENTO PARA INOVAR – INOVA FINDES, falando e discutindo sobre o tema. Aguardamos todos vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *