Você sabe o que é ser sustentável?
Essa é uma pergunta que todos buscaram durante a Rio +20, e continuam buscando em significado e ações práticas.
Segundo Tânia Valéria, especialista em Meio Ambiente, ser sustentável é aproveitar o que o mundo nos oferece sem comprometer a disponibilidade para as futuras gerações. Isso quer dizer que a discussão vai muito além do plantio de árvores e reciclagem.
Uma boa forma de entender a palavra sustentabilidade é nos valer do conceito de triple bottom line, difundido por John Elkington (especialista em responsabilidade corporativa). Ou seja, para um projeto ser considerado sustentável ele deve ser:
– ecologicamente correto;
– economicamente viável e
– socialmente justo.
Outros gurus da área da Sustentabilidade também incluem no projeto sustentável, as duas características a seguir:
– culturalmente evoluído e adaptado, e
– espacialmente eficaz.
Como o aspecto econômico se sobrepôs a qualquer outro no passado, é mais que urgente a necessidade de mudarmos nosso estilo de vida para garantirmos a continuidade dos recursos do qual tanto dependemos e depende a boa qualidade de vida de qualquer ser, seja hoje ou amanhã.
Por exemplo, você já parou para pensar o quanto o seu modelo de consumo pode ser predatório? Comprando sem necessidade e descartando sem aproveitar tudo o que o produto (e aqui entra também a discussão sobre o desperdício de comida) tem a oferecer?
Devemos sempre lembrar que o ser humano é parte do meio ambiente e não dono dele, por isso o respeito a todos os seres é crucial para sermos sustentáveis.
Como implantar a sustentabilidade?
Primeiramente podemos dizer que existem ações individuais, coletivas e também por parte de organizações de todas as formas e também empresas onde quer que estejam. Um dos mecanismos mais interessantes é o PROJETO 5S buscando a sustentabilidade na forma mais prática possível pelos 5 sensos:
UTILIZAÇÃO ou DESCARTE: livrando-se das trabalhas e objetos que não tem mais utilidade. O que não serve mais para você ou para a empresa pode ser útil para outras pessoas. Lembrando ainda que todos os descartes podem passar por um processo de reutilização, recuperação ou reciclagem.
ORGANIZAÇÃO Mantenha-se organizado e também sua casa e local de trabalho. Aqui ocorre a melhoria e produtividade no trabalho visando melhoria de resultados e ganhos econômicos.
LIMPEZA Ambiente limpo e agradável é fator que está diretamente ligado a Qualidade de Vida no trabalho e melhoria de rendimento do empregado e empresa com foco no cliente.
HIGIENE ou SAÚDE invista na saúde dos empregados e de todos os colaboradores da organização. Promova ações sociais que possam valorizar o ambiente e as pessoas: fornecedores, clientes, empregados e terceirizados no contexto da higiene e saúde.
AUTODISCIPLINA Mantenha todos os ganhos sustentáveis do 5S e continue crescendo na atitude, compromisso, responsabilidade com padrões e procedimentos de alto nível.
Quando começar? Agora. Não perca tempo!
Veja nossos artigos e projetos no www.folhavitoria.com.br/economia/blogs/gestaoeresultados e também no Facebook, Getulio Ferreira Apolinário PROJETO 5S. Participe! Projeto 5S na Ferpa Engenharia e TECNOCLEAN.
Fontes: Tania Valeria Gomes, jornalista e pós-graduanda do curso de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais da FAAP. Getulio A. Ferreira, instrutor e consultor do PROJETO 5S Reduzindo custos e melhorando o meio ambiente [email protected]