A Finep começou o ano com uma política de financiamento inédita no mercado. Trata-se do Programa Inovacred, idealizado para descentralizar financiamentos voltados à inovação para micro, pequenas e médias empresas.
A iniciativa pretende apoiar empresas que tenham interesse em desenvolver novos produtos, processos ou serviços inovadores por meio de agentes financeiros, com receita bruta de até R$ 90 milhões.
De acordo com o responsável pelo departamento de operações da Finep, Rodrigo Coelho, para concorrer ao crédito, as empresas precisam preencher o formulário de apresentação dos projetos e comprovar que, de fato, são de inovação. As propostas ainda passarão pelo crivo da análise econômico-financeira dos bancos.
O custo final dos projetos de inovação será repassado às empresas com base na Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), que corresponde a 5% ao ano. “Esse percentual só terá acréscimo, caso as empresas se tornem inadimplentes”, assegura o diretor de operações. O prazo estipulado para pagamento é de até 10 anos, com dois de carência.
Agentes financeiros
Bancos estaduais com carteira de desenvolvimento, bancos de desenvolvimento e agências estaduais de fomento poderão atuar como agentes financeiros do programa, no âmbito estadual e regional. “O Inovacred reabre um ciclo que é importante: repassar recursos com bancos estaduais, o que não acontecia antes”, destacou Coelho. Serão oferecidos recursos da ordem de R$ 30 milhões para cada agente financeiro, responsável por viabilizar as operações de crédito.
A fase de credenciamento dos bancos já começou. A perspectiva da Finep é habilitar até dez bancos para atender, aproximadamente, 200 empresas este ano. O prazo para contratação é de até 30 meses para que os recursos sejam repassados.
O aporte financeiro destinado ao Inovacred é proveniente de recursos próprios da Finep por meio da sua atuação no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Maiores informações no site: www.finep.gov.br
fonte: Protec