QUALIDADE – O desafio do óbvio, K. Ishikawa.

Hoje nosso assunto é a famosa QUALIDADE. Tem muito gente por aí que embarca na onda de que qualidade saiu de moda nos meios empresariais da atualidade, e dizem, o negócio agora é outro. Discordo totamente. A qualidade sempre será importante para produtos e serviços em qualquer época.

Existem várias definições para a qualidade intrínseca ou para a Qualidade Total (sistêmica), mas todas convergem para o atendimento às especificações e ou expectativas dos clientes. Joseph M. Juran, dizia que Qualidade é adequação ao uso pelo cliente. Considerando-se, contudo, o Sistema de Gestão da Qualidade, hoje amplamente aplicável, sob os requisitos da ISO 9000, a definição normativa é: qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes, satisfaz a requisitos (ABNT NBR ISO 9000:2005), sendo que características, segundo a mesma norma são propriedades diferenciadoras, podendo as características serem de diferentes tipos, como físicas, sensoriais, comportamentais, temporais, ergonômicas ou funcionais.

O que devemos finalmente observar é que desprezar a qualidade e suas técnicas de controle é desprezar o mercado, portanto, se você não quer ver sua empresa perder clientes, saia de trás do muro é continue investindo pesado na qualidade tendo como efeito a lucratividade melhorando a cada dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *