Prorrogadas inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia
Estudantes e pesquisadores têm mais uma chance para revelar o seu conhecimento: as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia foram prorrogadas até 09 de setembro. Com o tema Educação para a ciência, os participantes podem concorrer em uma das quatro categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador ou Integração. A iniciativa é realizada pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do MERCOSUL (RECyT), Movimento Brasil Competitivo e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O reconhecimento, que abrange participantes do ensino médio ao doutorado, seleciona trabalhos que representem contribuição potencial para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países do Mercosul, bloco composto pela Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Entre o conteúdo avaliado está a educação científica dirigida ao ensino médio ou alfabetização científica no ambiente escolar do nível básico.
Democrático
A primeira categoria do Prêmio Mercosul, conhecida como Iniciação Científica, é voltada para estudantes de ensino médio de até 21 anos, com ou sem orientação de professor. O prêmio é de U$ 2.000. A segunda oportunidade remete a estudantes universitários, sem limite de idade e premiação no valor de U$ 3.500.
As demais categorias são voltadas para profissionais já graduados. A terceira, Jovem Pesquisador: graduados de até 35 anos, com prêmio de U$ 5.000. A quarta opção, chamada de Integração, inclui equipes de pesquisadores graduados de pelo menos dois dos países listados (sem limite de idade). O reconhecimento chega aos U$ 10.000.
Fonte: Movimento Brasil Competitivo