Fui desafiado a descobrir o significado da palavra THINK TANK pela página da Fundação Getulio Vargas no Facebook. Como dizia Einstein, … Não perca nunca essa sacrossanta curiosidade”
Encontrei o resposta na internet, essa imensa fonte de conhecimento digital – veja a seguir:
Uma palavra que ouvimos com freqüência quando acompanhamos a discussão política norte-americana é think tank. Você sabe o que significa esse termo?
O termo think tank surgiu nos EUA, durante a Segunda Guerra Mundial, para designar uma sala aonde se reunissem oficiais graduados do exército americano para manter discussões estratégicas de combate, mobilização de tropas ou mesmo sobre a logística de equipamentos e suprimentos durante as operações de combate.
Com o passar do tempo, o termo acabou se popularizando como uma referência aos centros e institutos de pesquisa independentes, voltados para a produção e disseminação de conhecimento e idéias sobre temas como política, comércio, indústria, estratégia, ciência, tecnologia, ou mesmo, assuntos militares.
Os think tanks se destacam, em sua maioria, por não terem fins lucrativos nem estarem associados a nenhuma universidade ou governo específico. Sobrevivem de doações recebidas de empresas e pessoas físicas, e, em alguns casos, de consultorias prestadas para clientes interessados no seu ramo de expertise. Algo quase impensável para o Brasil, que, na prática, só consegue aglutinar cérebros trabalhando em prol do desenvolvimento de políticas públicas dentro de universidades ou instituições governamentais, segundo o site pesquisado (ver referência abaixo).
Na figura a seguir estabelecemos uma visão de Think Tank focada na melhoria da competitividade empresarial através da definição e prática de estratégias, projetos e estudos diversos. Essa missão pode e deve ser ampliada para a busca de soluções criativas e inovadoras.
Fonte: blog amanhaontemehoje.wordpress.com