Nas décadas de 40 e 50 Juran (Joseph Moses Juran 1904-2008) nascido na cidade de Braila na Romênia, tornou-se referência na área da Gestão da Qualidade nos Estados Unidos e em seguida em todo o mundo.
No final da década de 80, Juran esteve no Brasil para proferir uma série de palestras. Estivemos com ele e Frank Gryna do Juran Institute em um evento no Maksoud Plaza em São Paulo. Naquela ocasião recebemos capacitação no projeto do Total Quality Control através do seu Quality Handbook.
Os ensinamentos de Juran persistem e são eternizados pela clareza, simplicidade e objetividade na sua aplicação prática. Vejamos:
Os dez passos
1- Criar a consciência da necessidade e da oportunidade para melhorar
Neste momento devemos ter foco na cultura do ambiente de trabalho, sempre considerando que o fator de transformação está ligado diretamente ao elemento humano, com este valor agregado o processo de melhoria deve ser mais rápido e melhor gerenciado, devido ao envolvimento.
2- Estabelecer metas para Melhoria
Onde está o foco de sua empresa? Quais são os resultados positivos? Compreender esta necessidade de gerenciamento é necessário, muitas vezes o trivial acaba sendo o que consideramos realmente útil para o financeiro, mas nunca o que o faz acontecer, por isso, estabeleça metas que resultem em melhoria e não apenas seja mais um número estabelecido e medido, pois a meta é aquela mensurada e gerenciada.
3- Organizar para estabelecer metas
Quem são os responsáveis pelo processo de melhoria? Existe de fato conhecimento de todos sobre a identificação do problema? Existe uma equipe responsável? Em muitas empresas são definidos profissionais de nível técnico chamados de facilitadores para apoiar o processo de organização e gerenciamento.
Não existe melhoria sem a capacidade de realizar algo, portanto o treinamento é algo que deve ser considerado como indispensável e realizado de forma teorica e prática, considerando os resultados obtidos durante o processo de conscientização.
5- Desenvolver projetos para solucionar problemas
Quando falamos de problemas, devemos estar assegurado de que podemos trabalhar efetivamente na solução eficaz do mesmo, eliminando e não apenas escondendo por baixo do tapete, por isso, desenvolver e assegurar ferramentas que possibilitem a realização desta solução deve ser considerado no planejamento e não simplesmente realizado no processo de solução.
6- Relatar o progresso
Acompanhar o progresso de melhoria é poder mensurar resultados e demais valores que sejam utéis para ações positivas, portanto obter a coleta de dados e gerar indicadores, são as ferramentas mais indicadas neste processo, podendo identificar necessidades de ações seja preventiva ou corretiva.
7- Reconhecimento
A equipe envolvida deve ser considerada e não apenas designada, portanto reconhecer os resultados, é primordial para que este projeto continue sempre no nível inicial, e como estamos falando de valor humano, o reconhecimento age como incentivo.
8- Divulgar os resultados
Promover os resultados para os demais colaboradores é necessário, para que todos participem deste processo de melhoria e conscientização, utilize murais de comunicação para divulgar indicadores e ou demais materiais que evidenciam os resultados.
9- Manter os resultados
Como já citado anteriormente o resultado obtido de melhoria deve ser gerenciado e não apenas identificado, portanto manter o mesmo considerado por indicadores e outros materiais de controle é necessário para que manter-se os resultados obtidos durante o projeto, por isso melhoria continua.
10- Manter o momentum
O processo de melhoria não deve ser considerada uma ação especial e sim deve estar enraizada na cultura da empresa, e parte dos processos da empresa, por isso Juran mencionou que o trabalho terá efeito para solução.
Neste artigo o que mais importante é considerar a visão de Juran naquela época, considerado um dos gurus da qualidade, ele transformou de fato resultados e deixou claro a necessidade de garantir que o processo seja capaz de produzir o produto corretamente através da otimização de processos.
Fonte: Os 10 Passos Para Melhoria da Qualidade Segundo Juran – Qualidade Brasil
Comentários: Getulio A. Ferreira