crédito da imagem: fastsolucoes.com.br
INOVAÇÃO é a palavra chave, tema obrigatório, necessidade urgente em especial para os países, estados e municípios que tem sua economia baseada no extrativismo, ou commodities. O futuro está na EDUCAÇÃO, conhecimento especializado, criatividade e sua aplicação prática, a inovação em produtos e serviços. Aqui no ES a luta pela INOVAÇÃO está bem estruturada no INOVAFINDES do Sistema Federação das Indústrias do ES – FINDES, nas ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho – SECTTI – FAPES, FEST/UFES, TecVitória, e vários outros órgãos, empresas e entidades locais.
Empresas e países bem sucedidos apostam na INOVAÇÃO já na destinação de recursos financeiros para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico, ciência e tecnologia – os primeiros do Ranking estão na faixa de 3 a 4% do seu PIB. Aqui no nosso país este investimento não passa de 1% do nosso PIB. Precisamos crescer nessa área pois há uma ligação direta com o potencial inovador das empresas (agregação de valor), registro de patentes e também no ranking mundial da inovação.
19 de Outubro é um dia de luta pela INOVAÇÃO e soberania nacional em termos de resultados de competitividade e qualidade de vida.