Dica para atingir resultados durante sua gestão

GAF2013 - _005

O Discurso sobre o método, por vezes traduzido como Discurso do método, ou ainda Discurso sobre o método para bem conduzir a razão na busca da verdade dentro da ciência (em francês, Discours de la méthode pour bien conduire sa raison, et chercher la verité dans les sciences) é um tratado matemático e filosófico de René Descartes, publicado na França em Leiden em 1637. Ele inicialmente apareceu junto a outros trabalhos de Descartes, Dioptrique, Météores e Géométrie. Uma tradução para o latim foi produzida em 1656, e publicada em Amsterdam.

Constitui, ao lado de Meditações sobre filosofia primeira (Meditationes de prima philosophia), Princípios de filosofia e Regras para a direção do espírito (Regulae ad directionem ingenii), a base da epistemologia do filósofo, sistema que passou a ser conhecido como cartesianismo. O Discurso propõe um modelo quase matemático para conduzir o pensamento humano, uma vez que a matemática tem por característica a certeza, a ausência de dúvidas.

Segundo o próprio Descartes, parte da inspiração de seu método (descrito nesse livro/tratado) deveu-se a três sonhos ocorridos na noite de 10 para 11 de novembro de 1619: nestes sonhos lhe havia ocorrido “a idéia de um método universal para encontrar a verdade”. (fonte Wikipedia).

A aplicação do Método no processo da Gestão da Qualidade, Inovação e Produtividade vem sendo uma rotina eficaz na obtenção de elementos, dados, e propostas de solução para problemas em todas as áreas da organização. Os estudos desenvolvidos nas áreas de Engenharia Industrial, Gestão da Qualidade, Gestão de Projetos, entre outras, reforçam a importância da visão sistêmica e das conquistas setoriais com aplicação do método científico nos moldes MASP (ver Falconi, Qualidade no Estilo Japonês), ou o seu semelhante, Método APBS – Análise de Problemas e Busca de Soluções (Ferramentas de Criatividade e Qualidade – G.A.Ferreira, Cia Siderúrgica de Tubarão – CST – anos 80 e 90). Deve-se ressaltar os ensinamentos da Kawasaki Steel Co. via Fumio Mashiyama na base dos Thinking Groups – TG que serviram da base para a transferência do método científicos para os Círculos de Controle da Qualidade – CCQs, da CST. Nessa base foram desenvolvidos centenas de trabalhos baseados no método APBS dentro da filosofia e prática do Total Quality Control, o TQC.

Concluindo, quem tem método tem direção e o melhor caminho, e o resultado é o aumento da produtividade e lucratividade empresarial. Faça ou seu investimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *