“Não se lidera ou se gerencia na base da pancada. Isso qualquer idiota consegue fazer, mas costuma ser chamado de ‘agressão’, não de liderança. Eu lhe direi o que é liderança. É persuasão, conciliação e paciência. Um trabalho longo, lento e difícil. Este é o único tipo de liderança que conheço ou em que acredito – ou que praticarei” – Dwight D. Eisenhower, ex-presidente dos Estados Unidos.
Essa tem sido nossa tônica aqui no GESTÃO & RESULTADOS, ou seja, quais fatores são determinantes para a obtenção dos melhores resultados de produtividade, lucratividade e competitividade? Com certeza, a GESTÃO é um dos pilares dessa estrutura competente que produzirá bons resultados, mas aí está também o grande desafio de empresas e organizações em todo o mundo e não apenas no nosso querido Brasil.
O gerenciamento de pessoas é a chave do sucesso das organizações, porém faltam bons gerentes – principalmente gerentes educados e capacitados para mover pessoas rumo aos objetivos – e é daí que surgiu a palavra MOTIVAÇÃO – motivo verdadeiro para agir e produzir bons resultados.
Com dizia Eisenhower, o processo de aprendizado é lento e difícil, mas é um caminho viável e indispensável para a obtenção das metas, desafios e resultados que as organizações precisam. Empresas, governos, ongs, universidades… enfim, todos os setores estratégicos e importantes que conhecemos.
Formar gerentes líderes, esse é o nosso grande desafio.